O tutor mediador tem papel fundamental, na aquisição do conhecimento tendo em vista que o aluno deve buscar a independência neste processo. Para tal é de suma importância que o mediador seja possuidor de habilidades pedagógica e metodológica, e de conhecimentos que correspondam aos quesitos desta modalidade de ensino.
O papel do tutor na EaD é de suma importância, pois ele é responsável pelo desenvolvimento da autonomia e do aprendizado dos educandos sob sua responsabilidade. Ele não pode ser aquele que deposita o conhecimento, mas o que estimula sua autonomia e a sua capacidade de aprender.
O tutor EAD atua como um professor online. Nos cursos a distância, além do professor que ministra os conteúdos através das vídeoaulas, o estudante tem acesso a tutores qualificados a auxiliar em seu processo de aprendizado.
15) a função do tutor é “orientar o aluno, esclarecer dúvidas relativas ao estudo da disciplina pela qual é responsável”. atenda às especificidades regionais e aos programas e cursos propostos”. Segundo o mesmo autor o tutor tem como função ser um intermediador entre o estudante, o material didático e o professor.
É o encargo atribuído pelo Juiz a uma pessoa que seja capaz de proteger, zelar, guardar, orientar, responsabilizar-se e administrar os bens de uma pessoa declarada judicialmente incapaz.
O tutor no EAD assumiu o papel do educador, não basta apenas auxiliar os alunos, é necessário estar sempre atualizado. O papel do professor na educação a distância é, entre outros, buscar novos métodos de transmitir conhecimentos, além de acompanhar o desenvolvimento dos alunos dentro da plataforma.
Os resultados aqui apresentados demonstram que as maiores dificuldades encontradas pelos tutores em sua prática educativa dizem respeito à deficiência na formação docente para EaD, dificuldade de interatividade entre os integrantes, desmotivação por parte dos alunos, deficiência e em alguns casos ausência de recursos.
Tutoria é um processo que fornece suporte de forma humanizada e personalizada para o estudante, por meio do apoio de um profissional ou estudante experiente. Essa pessoa, que exerce a função de tutor, dedica-se a melhorar a experiência e a qualidade do aprendizado.
O tutor é um profissional que dá auxílio ao professor, pois ele presta assistência ao aluno de forma sistemática e colaborativa em questões sobre o curso, na motivação para os estudos e no acompanhamento do processo ensino aprendizagem.
O direito de nomear tutor compete aos pais, em conjunto. A nomeação deve constar de testamento ou outro documento autêntico. É nula a nomeação de tutor pelo pai ou pela mãe que, ao tempo de sua morte, não tinha o poder familiar.
A representação legal ocorre quando um beneficiário, civilmente incapaz, precisa ser representado perante o INSS. Esta representação poderá se dar pelo tutor nato (pai/mãe) ou por aquele que detêm a guarda judicial, tutela, curatela ou for considerado administrador provisório.
O responsável deverá estar presente na 2ª Fase portando original e cópia do CPF e da Identidade, e apresentar uma cópia do comprovante de residência que fará parte do seu cadastro. Os emancipados na forma da Lei se obrigam a apresentar uma cópia da respectiva certidão. Tag: Responsável Legal.
Na legislação há clara definição da figura do responsável legal para cada uma das situações acima: no caso de filhos menores, os pais são os responsáveis; no caso de menor de idade sem pais que assumam esta condição, têm-se o tutor igualmente designado em juízo, e para os maiores, com discernimento comprometido, são ...
documento de identificação da criança ou de sua certidão de nascimento; documento de identificação da mãe, pai ou responsável legal que assinou a autorização; em caso de permissão emitida por responsável legal, certidão ou termo de compromisso de guardião ou de tutor.