Causa eficiente: é a causa primeira, que deu origem ao ser ou objeto, ou seja, aquilo que foi responsável pela criação.
Na teoria metafísica aristotélica destaca-se o que chamamos de Teoria das Quatro Causas. São elas as causas: material, formal, eficiente e final.
Em outras palavras, há quatro causas implicadas na existência de algo, que seriam a explicação do como e por que cada coisa é o que é. As quatro causas são: causa material, causa formal, causa eficiente e causa final.
Ser enquanto ser refere-se apenas a origem de todos, ou seja, naquilo que o faz ser o que é. Por exemplo, o homem enquanto homem sem considerar sua religião, sua cor, seu sexo, sua nacionalidade, sua idade e sua cultura, nada que não seja particular de uns e não de outros, mas tudo que seja próprio de todo ser humano.
Neste trabalho, busca-se compreender o significado de “ser enquanto ser” da metafísica aristotélica. ... Assim, quando ele afirma que a metafísica estuda o “ser enquanto ser”, refere-se às coisas que existem enquanto existem; ele está se ocupando das características relevantes para dizer da existência das coisas.
A metafísica é a base da Filosofia e também o ramo responsável pelo estudo da existência do ser. Por meio da metafísica se procura uma interpretação do mundo, sobre a natureza, a constituição e estruturas básicas da realidade.
Artigo sobre Gnosiologia (ou gnoseologia), a parte da Filosofia que estuda o conhecimento humano. ... É formada a partir do termo grego “gnosis” que significa “conhecimento” e “logos” que significa “doutrina, teoria”.
Cada corrente filosófica entende que o conhecimento para responder essas coisas está dentro de um fator: Idealismo: para Platão e Hegel está apenas na inteligência. Materialismo: para Marx (está apenas na matéria. Empirismo: para Locke está se inicia com a experiência dos sentidos.
Contribuíram para formar o pensamento de Kant tanto o racionalismo, que tem como maior expoente Descartes, quanto o empirismo, que tem como maiores expoentes Locke e Bacon, sendo o Idealismo Transcendental - a corrente de Kant - concebida como uma espécie de "síntese" de ambas.