O objetivo da análise vertical segundo Matarazzo (2003, p. 249) é: mostrar a importância de cada conta em relação à demonstração financeira a que pertence e, através da comparação com padrões dos ramos ou com percentuais da própria empresa em anos anteriores, permitir inferir se há itens fora das proporções normais.
A análise e interpretação das demonstrações contábeis e relatórios visam, basicamente, verificar a situação do patrimônio, num dado momento, e das modificações ocorridas no período, avaliando a lucratividade da empresa e se os objetivos foram plenamente atingidos.
A análise do Balanço Patrimonial é uma das principais ferramentas para auxiliar a tomadas de decisões de gestores, investidores e credores, e pode ser dividida em: ... Análise de evolução; Análise por quocientes; Análise por diferenças absolutas.
ANÁLISE POR ÍNDICES. Este é o processo de análise mais utilizado pelos analistas de Balanços, porque oferece visão global da situação econômica e financeira da entidade. Os índices são extraídos das demonstrações financeiras através de confrontos entre contas ou grupos de contas.
Existem algumas análises que podem ser feitas a partir do seu balanço patrimonial, sendo elas. Como exemplo, podemos citar índices de liquidez (imediata, corrente, seca e geral), índices de endividamento (total, de alavancagem e de endividamento bancário) e, ainda, o índice de imobilização.
São eles: ativo, passivo e patrimônio líquido.
Resumindo, o que analisar em um balanço patrimonial
Os indicadores de atividade têm o objetivo de, essencialmente, mensurar as várias etapas do ciclo de uma empresa. Tais processos, medidos pelos indicadores de atividade, vão da gestão de estoques até o prazo dado aos clientes a partir das vendas de mercadorias.
Ciclo Operacional é o intervalo de tempo necessário para que uma empresa execute todas as suas atividades operacionais. Ele começa na compra da matéria-prima, passa pelas várias etapas de produção, a venda, a entrega do produto e, finalmente, termina com o recebimento.
Para tirar sua dúvida de como calcular o Ciclo Operacional, comece pela fórmula:
O Ciclo Econômico da empresa tem início quando é realizado a compra da matéria-prima, e o seu fim quando ela vende os produtos com o processo de acabamento concluído. Em outras palavras, é o período em que a mercadoria permanece na empresa.
De forma simples, o ciclo financeiro pode ser entendido como quantos dias, em média, a empresa precisou arrumar financiamento para suas operações. É o período necessário para ocorrer a produção, distribuição, venda e coleta do pagamento dos produtos vendidos pela empresa.