A partir das informações levantadas concluiu-se que os prejuízos causados ao aprendizado do indivíduo surdo no sistema de ensino regular, se dá pela falta do uso da Libras no seu processo educacional; os danos são evidenciados nos campos escolar, linguístico, cognitivo e social; Desencadeiam pela falta ou pela ...
Atualmente percebe-se um grande impasse por parte da criança surda ao ingressar na escola, principalmente no processo inicial decorrente de diversos fatores como: limitações pessoais, o conhecimento parcial da língua pela qual se comunica (LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais), o preparo não adequado dos professores e ...
A escrita da pessoa surda parte do conhecimento de sua primeira língua (libras). E mesmo que ela tenha conhecimento em língua de sinais, ainda assim vai apresentar muita dificuldade para registrar por escrito seu conhecimento. ... Resumindo: a escrita do português do surdo é significada a partir da língua de sinais.
Sua leitura de mundo é feita através de experiências visuais e concretizadas em sua língua natural. No aprendizado da leitura e escrita é necessário ir do mundo para o texto, dos conhecimentos concretizados na língua de sinais e que deverão ser traduzidos para o português.
A metodologia apropriada para a criança com surdez no seu processo educacional é a criação de um ambiente bilíngüe realizado por um profissional formado na área da surdez, contratado pelo governo, para atender essa criança dentro das salas de aula.
Ao final da pesquisa, concluiu-se que as pessoas surdas têm uma comunidade própria com linguagem própria, sendo assim, as crianças surdas podem desenvolver a linguagem como as crianças ouvintes, mas em forma de sinais, meio pelo qual conseguem se comunicar e se desenvolver psiquicamente.