Ilha da Queimada Grande
Apesar da fama de ser uma cobra brava, a caninana está longe de ser perigosa. Ela geralmente é mansa, podendo fugir quando avistada. Ela pode até morder, mas não é peçonhenta. Alimenta-se principalmente de roedores arborícolas e pequenas cobras.
Algumas serpentes realmente são chamadas assim, mas, na verdade, elas não voam e sim planam. Essas espécies de cobras, encontradas apenas nas florestas tropicais do Sul e Sudeste da Ásia, são capazes de percorrer no ar distâncias de mais de 100 metros, fazendo curvas de 90 graus durante a trajetória.
Essas 3 espécies são chamadas popularmente de jararacas pintadas no estado de Santa Catarina. Com coloração que varia entre marrom claro e escuro, com manchas e pontos brancos próximo ao ventre, essa espécie também se alimenta de roedores.
Quando filhote, a Jararaca, como a maioria dos membros do gênero Bothrops, possui a extremidade da cauda ligeiramente clara ou amarelada. Isto porque, ela utiliza a cauda para atrair pequenas rãs e sapos, bem como pequenos lagartos, do qual se alimenta.
A jararagina faz parte da família de um grupo de proteínas (metaloproteinases), uma das principais responsáveis pelos efeitos locais da picada, como hemorragia, edema e inflamação.
quatro meses
Para afastar as cobras, é necessário evitar o acúmulo de telhas, que servem de abrigo para o animal. Além disso, é importante colocar portas com tela para diminuir as chances da cobra entrar em casa e também cuidar do local onde a ração e comida são armazenadas.
Sintomas de uma picada de cobra venenosa
O veneno da cascavel e de outras víboras causa lesões no tecido que circunda a mordida. O veneno pode provocar alterações nas células sanguíneas, impedir a coagulação do sangue e lesionar os vasos sanguíneos, fazendo-os vazar.