Resposta. Resposta: O Meridiano de Greenwich divide o globo terrestre em oriente e ocidente e mede a escala de longitude. Tem função de estabelecer o fuso horário de cada região e como referência nas distâncias.
O meridiano de Greenwich é o único que tem o próprio nome. Ele é representado nos mapas cartográficos por uma reta no sentido norte-sul que cruza sete países (Espanha, França, Reino Unido, Gana, Burkina Faso, Mali e Argélia) e dois continentes. ... De nome anglo-saxão, "Greenwich" significa “lugar verde para vacas”.
Os meridianos representam as linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o globo terrestre. ... Esse meridiano divide a Terra no sentido vertical, originando, dessa forma, o hemisfério leste ou oriental, com longitudes positivas, e o hemisfério oeste ou ocidental, com longitudes negativas.
Os meridianos são linhas traçadas verticalmente com relação à Linha do Equador. O meridiano mais conhecido é o Meridiano de Greenwich. O único meridiano a receber um nome é o de Greenwich. Os paralelos vão dar origem àquilo que chamamos de latitudes.
Resposta. Resposta: os paralelos são as linhas do globo que ficam na dividindo o hemisferio norte com o hemisferio sul. E os meridianos dividem o hemisferio Leste e Oeste.
Paralelos são linhas que passam paralelamente à linha do Equador, cortando a terra ao meio distribuindo entre Norte e Sul. Os paralelos são Trópico de Câncer e trópico de Capricórnio. O Meridianos são linhas traçadas verticalmente com relação a linha do Equador, chamados meridianos..
São chamados de linhas imaginarias porque não existem, de fato. Foram criados para facilitar o estudo e a integração mundial. Essas linhas são distribuídas a partir do meridiano de Greenwich e da linha do Equador, que são o marco zero. Cada grau equivale à um meridiano e cada hora equivale à 15 graus ou 15 meridianos.
Trópicos, meridianos e círculos, entenda as linhas que cortam a Terra
meridianos
À direita de Greenwich, são calculados os meridianos de longitudes leste (que variam de 0º a 180º). A oeste, os meridianos de longitudes oeste (que variam de -180º a 0º). Note que os meridianos são muito importantes para medir os fusos horários.