Diferentemente do inchaço relacionado a doenças, a retenção de líquido, como é chamada popularmente, resulta do acúmulo de água entre as células do corpo. Entre os motivos pelos quais isso acontece podem estar alimentação inadequada, problemas hormonais e sedentarismo. O imobilismo sempre aumenta o inchaço.
O que causa a retenção de líquidos? A retenção de líquido é causada pelo acúmulo de água entre as células do corpo. As mulheres são bastante atingidas pelo inchaço, sintoma característico do problema, principalmente durante a menopausa e o período pré-menstrual.
Para evitar a retenção hídrica é preciso diminuir o consumo de sal, aumentar o consumo de potássio (encontrado em frutas e verduras) e beber muita água todos os dias. O potássio ajuda a controlar os níveis de sódio no corpo, e a água estimula a função renal e contribui para a eliminação de toxinas.
Melancia, melão, abacaxi, pepino e manjericão também possuem ação diurética, ajudando o corpo a eliminar o excesso de líquidos. Já a cenoura ajuda na eliminação de resíduos. As fibras, que colaboram para o bom funcionamento do intestino, também ajudam a prevenir a retenção de líquidos.
Ótimos para combater o inchaço e a retenção de líquido, alguns chás têm poderes anti-inflamatórios e antioxidantes
- Após um profissional identificar que você está com um "dente inflamado", o dentista indicará um analgésico que ajuda muito no alívio da dor. - Aplique gelo (não diretamente) na bochecha do lado inflamado durante 20 minutos. - Bochechos com água morna e sal para garantir que nenhum alimento ficou na região.