Os principais filos das algas são:
Elas são classificadas, principalmente, de acordo com os pigmentos que possuem e substâncias que armazenam. As algas unicelulares pertencem aos Filos Bacillariophyta, Chrysophyta, Dinophyta e Euglenophyta. Já os filos que abrigam representantes multicelulares são: Charophyta, Chlorophyta, Phaeophyta e Rhodophyta.
Principais grupos de algas Há três filos que agrupam exclusivamente algas unicelulares: as diatomáceas (Bacillariophyta), os dinoflagelados (Dinophyta) e os euglenóides (Euglenophyta).
As algas podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada. A reprodução assexuada se dá, principalmente, através de esporos. Outra forma de reprodução assexuada ocorre com pedaços destacados da alga, que brotam originando novas algas. A reprodução sexuada é feita através dos gametas, que são trocados pelas algas.
Nas plantas e algas, a fotossíntese é realizada em uma estrutura chamada cloroplasto, que contém clorofila, os pigmentos de coloração verde indispensáveis para a conversão da energia solar em energia química.
As algas podem aparecer por causa dos ventos, chuvas fortes - que transmitem uma grande quantidade de micro-organismos para a água da piscina - ou até mesmo pelas roupas dos banhistas.
Algumas algas que ficam expostas ao ar durante a maré baixa perdem 80% da água de suas células, ou até mais, e não morrem, passando sua aparência rapidamente de seca para viçosa quando a maré torna a cobri-las. ... É comum inclusive que várias outras espécies cresçam sob estas vesículas, aproveitando este acúmulo de água.
Por isso, quando há um excesso de fertilizantes, nomeadamente nitratos e fosfatos, há um boom de algas. ... Estas algas crescem na rocha ou nos estuários porque suportam bem as variações de salinidade. O que está a acontecer pode ter muito a ver com as correntes que transportam as algas para a praia.
Embora as algas do gênero Sargassum não sejam tóxicas, explicou Oliveira, acabam espantando os banhistas quando se depositam na faixa de areia. Com o tempo, começam a se decompor liberando um odor desagradável e podem tornar o banho de mar inviável.
É uma alga marinha comum em regiões tropicais. ... É uma alga marinha comum em regiões tropicais. No litoral do Brasil, por exemplo, existem várias espécies de sargaço. Ele costuma crescer grudado em rochas à beira-mar, mas pode se espalhar pelo oceano.
O Sargassum - nome cientifico - é um gênero especifico de plantas marinhas do grupo das algas pardas ou marrons, chamada de Phaeophyta (ou Heteroconthophyta). O vegetal é de extrema importância para o ambiente marinho, já que serve de alimento para seres vivos como algumas espécies de peixes e tartarugas.
algas marrons
O sargaço já chegou às praias do Caribe Mexicano, onde estão importantes destinos turísticos como Cancún e Playa del Carmem O sargaço (ou sargassum) é uma alga verde escura que vive nas águas do mar e move-se de acordo com as correntes dos oceanos.
Atlântico Norte
Segundo semestre de 2019 e 2020: a partir de agosto de 2019 a infestação começou a diminuir. No final de 2019 e começo de 2020 a situação voltou ao normal, as praias estão com pouca ou nenhuma presença de sargaço.
Importância ecológica : as algas do fitoplâncton são as maiores produtoras de gás oxigênio de todo o mundo e são consideradas o pulmão do mundo. Além disso, são o pasto marinho, pois são a base da cadeia alimentar marinha.
Resposta. Resposta: Alga parda, do grupo Phaeophyta. ... Esta alga também é utilizada como fonte de adubo para a agricultura.
As algas são organismos unicelulares ou pluricelulares aquáticos e fotossintetizantes que possuem grande importância ecológica devido a sua capacidade de produção e reserva de oxigênio. As algas são consideradas o pulmão do mundo porque produzem gás oxigênio em grande quantidade e utilizam uma parte mínima.
R: As algas oferecem importantes contribuições ao meio ambiente. Tanto as unicelulares quanto as pluricelulares realizam fotossíntese. Elas são responsáveis por mais de 70% do gás oxigênio liberado diariamente na Terra, principalmente as unicelulares flutuantes, que fazem parte do chamado fitoplâncton.
A água é um recurso estratégico para a humanidade, pois mantém a vida no planeta Terra, sustenta a biodiversidade e a produção de alimentos e suporta todos os ciclos naturais. A água tem, portanto, importância ecológica, econômica e social.
As algas marinhas fornecem boa parte do oxigênio do planeta, entre outros benefícios. As algas marinhas são organismos fotossintetizantes, vivem predominantemente em ambiente aquático (oceanos) e contribuem significativamente para a produção de oxigênio disponível.
Todas as algas possuem a capacidade de realizar fotossíntese, portanto, são seres autotróficos. Além disso, em muitas espécies o ciclo de vida possui alternância de geração. O amido é substância de reserva de algumas espécies, entretanto algumas reservam outras substâncias, como o paramido e a crisolaminarina.