Chamamos de colesterol quando há um excesso de colesterol alto no sangue, o que pode aumentar o risco de doenças do coração. Por sua vez, a diabetes é quando o organismo para completamente de produzir a insulina ou torna-se resistente à ela.
Então, as principais vias de excreção do colesterol do corpo são: (1) conversão a ácidos biliares, no qual é excretado nas fezes, onde é formado o coprostanol (principal esterol das fezes) por ação microbiana; (2) secreção de colesterol na bile, no qual é transportado ao intestino para eliminação e, (3) uma fração ...
Marco Paulo também conta que o colesterol tem duas origens: a endógena, produzido pelo próprio corpo, principalmente, pelo fígado e a exógena, que pode ser adquirido por meio dos alimentos. O colesterol pode ser 'bom', o HDL, ou 'ruim', LDL.
Veja melhor o que significa cada tipo de colesterol e quais os níveis recomendados:
Consequências do colesterol alto A principal consequência do colesterol alto é o aumento considerável do risco de doenças cardiovasculares, já que devido ao aumento do LDL há maior deposição de gordura nos vasos sanguíneos, o que resulta na alteração do fluxo sanguíneo e, consequentemente, atividade do coração.