O predicado é classificado em predicado verbo-nominal quando apresenta dois núcleos: um verbo que indica uma ação. um nome que indica uma qualidade ou estado.
O predicado verbo-nominal é um tipo de predicado que apresenta dois núcleos, sendo que um deles é um verbo, e o outro, um nome (substantivo ou adjetivo). ... Ao mesmo tempo que esse tipo de predicado indica a ação do sujeito, ele informa sua qualidade ou estado.
Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.
Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.
Nos sentidos de ser transportado, transitar de algum lugar para outro, ter decorrido um espaço de tempo, o verbo "Ir" é Intransitivo: Eu vou de avião. Os documentos que vão em anexo devem ser analisados com atenção.
Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido.
Verbos transitivos diretos e indiretos São aqueles que possuem transitividade verbal e que sua regência é feita tanto por complementos que respondem à pergunta “o que”, como complementos que respondem às perguntas: “para quê”, “de quê”, “para quem”, “em quê”.
Se Você Lê A Frase Até O Verbo E Ele Não Tiver Sentido E Transitivo Ou Seja Vai Precisar De Complemento Verbal , Por Exemplo: O Bebê Caiu. O Verbo E Gosta E A Frase Não Teve Sentido Até Gosta Precisou Do Complamento Então E Transitivo !
Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto. Veja exemplos de frases com complementos verbais: Aviões podem voar porque possuem asas. (Asas é o objeto direto do verbo possuir.)
O que é um Complemento: Complemento é um substantivo masculino que significa acabamento e remete para algo que completa outra coisa. No preenchimento de cadastros, você já deve ter se deparado com o item complemento opcional no espaço dedicado às informações sobre o seu endereço.
Com o auxílio da preposição,transforme os substantivos da lista B em determinantes dos substantivos da lista A. Exemplo: pão COM manteiga.
Quando há necessidade de preposição, o complemento verbal é chamado de objeto indireto; quando ela não é necessária, o complemento verbal é chamado de objeto direto. Alguns verbos podem aceitar ao mesmo tempo um objeto direto e outro indireto.
Complemento verbal é o termo da oração que completa ou integra o sentido de verbos transitivos. Esses termos com essa função podem ser: a) Objeto direto: É o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo direto, ou seja, é o complemento que está ligado ao verbo sem a presença de preposição.