As araras são aves que costumam fazer voos curtos. A alimentação das araras consiste em frutas, sementes, larvas, flores e brotos. O bico forte dessas aves permite que elas quebrem os frutos mais duros e escavem o tronco das árvores para comer larvas de insetos.
Veja, a seguir, algumas curiosidades sobre a arara-azul: A arara-azul pode atingir até um metro de comprimento total (da ponta do bico à ponta da cauda). A arara-azul é a maior espécie do mundo da família Psittacidae. Os filhotes de arara-azul nascem, em média, com 82,7 mm e 31,6 g. ... As araras-azuis são monogâmicas.
Arara-azul-grande: 50 anos
Dentro ou fora de casa
Melhor forma de atrair Eles gostam de laranja, goiaba, mamão, pitanga, jabuticaba, amora e romã. Os locais com árvores atraem pássaros que se alimentam de insetos, o que pode ser uma grande vantagem para espantá-los dentro de casa. Já para os espaços menores, algumas sementes podem ajudar.
Faça dois pares de furos opostos, onde ficará preso o cabo da colher e um pouco mais largo na parte da boca, para que a comida possa sair pelo furo. Coloque a colher e faça um furo na tampa para amarrar o fio. Acrescente a comida e o comedouro está pronto para atrair os pássaros para seu quintal. Deixe-os à sombra.
Ele planta milho em São José do Rio Preto (SP) e não sabia mais o que fazer com os prejuízos causados pelas maritacas. Foi então que teve a ideia de usar materiais simples, encontrados no sítio, para criar um espantalho que imitasse o predador das maritacas: o gavião carcará.
É que a principal característica das maritacas é o som que elas emitem e quando estão juntas assim, fazem muito barulho. “Essa região do baixo Tietê tem menos de 4% de vegetação nativa. Então desta forma a área urbana oferece um número maior de abrigos para elas fazerem ninhos”, explica a ecóloga Adriana Castro.
Maritacas cortam fios elétricos para fazer ninhos e interrompem o fornecimento de energia.
Se contarmos o período que elas fazem seus ninhos, incubação e saída, dura cerca de 5 a 6 meses. Após esse tempo, elas vão embora. Por tanto, orientamos as pessoas a não retirar as aves, pois, além de ser proibido, acaba debilitando o animal, disse.
A nidificação pode ocorrer em ocos de pau, palmeiras de buriti, paredões de pedra e no caso dos centros urbanos, comumente em telhados de edificações.
A melhor solução encontrada é vedar os vãos do telhado com a tela “tipo viveiro”. Faça bolas com a tela e molde-as nos vãos entre as telhas e o madeiramento. Às vezes é necessário fixá-la com alguns preguinhos nos sarrafo ou vigas.
A fêmea põe de três a cinco ovos brancos com um período de incubação de 23 a 25 dias e o macho, geralmente, permanece no ninho durante o dia.
Eles ficam espacialmente separados das cavidades onde os papagaios se reproduzem e fazem seus ninhos, que podem ser troncos ocos de árvores secas, por exemplo, espalhadas ao longo da paisagem. Os estudos verificaram que cada dormitório se especializa em perfis distintos dos animais durante alguns períodos do ano.
Os ninhos são feitos nas cavidades da árvores. Na época reprodutiva o casal deixa o bando para terem a privacidade do acasalamento. O macho corteja a fêmea e a alimenta durante todo o período de reprodução. A fêmea de papagaio-verdadeiro bota de 3 a 5 ovos e o período de incubação varia entre 24 a 29 dias.
Incube os ovos na incubadora projetada para ovos de papagaios ou pássaros exóticos. Ela deve ter controle preciso da temperatura de um décimo de grau e, idealmente, um sistema de controle de umidade. Mantenha a temperatura em 37,4 graus e a umidade de 40 a 50%.
Periquito-australiano: 5 – 10 anos