Verificou-se que a dieta contendo flavonóides diminui a oxidação da LDL-c através do seu efeito na recuperação do α-tocoferol da LDL-c e/ou ácido ascórbico. Estudos citados por Dufresne et al. mostraram que quando humanos foram submetidos a consumo agudo de chá, não houve efeito ou este foi de forma insignificante.
Valores elevados de Lp(a) no sangue é um fator de risco para doença arterial coronariana, doença cerebrovascular, aterosclerose, trombose e acidente vascular cerebral. A associação entre os níveis de Lp(a) e acidente vascular cerebral não é tão forte como entre a Lp(a) e a doença cardiovascular.
A alimentação para colesterol alto deve ser pobre em alimentos com gordura, industrializados e açúcar, isso porque esses alimentos favorecem o acúmulo de gordura nos vasos. Assim, é importante que a pessoa dê preferência a alimentos ricos em fibras, frutas e vegetais.
· 1 colher de sopa de farelo de aveia/dia (reduz absorção colesterol); · Cereais integrais (pão, arroz, biscoito, macarrão); · Leguminosas diariamente (feijão, lentilha, grão-de-bico, soja);
Restrições - Pacientes com colesterol alto precisam ter um controle na quantidade dos dois alimentos, já que são ricos em gorduras. Pessoas que fazem dietas para controle do peso devem optar pelo requeijão, por ser menos calórico e contribuir menos para o ganho de peso.
Sim. O consumo de farinhas e cereais não precisa ser restringido por quem está com colesterol elevado. Esses alimentos não possuem alto teor de gorduras e colesterol.
Dra. Rosana explica que quanto mais branco o açúcar, menos nutrientes ele tem, então o açúcar demerara e o mascavo são opções melhores que o refinado e o de confeiteiro, por exemplo. O mascavo não passa pelo processo de refinamento, é o mais escuro, portanto o que preserva mais os nutrientes e minerais.
Por conter alto teor de carboidratos, a tapioca pode ser adicionada na rotina alimentar sem que você tenha que se preocupar com as gorduras ruins – aquelas que colaboram na elevação das taxas de colesterol.
Em grandes quantidades, a tapioca pode engordar. Duas colheres de sopa da massa já são bastante calóricas. Por isso, o consumo deve ser moderado e sem exageros.