O envolvimento francês na Guerra de Independência dos Estados Unidos aconteceu porque os franceses tinham o interesse em enfraquecer os britânicos na América.
Resposta. a independência americana não influenciou a gloriosa revolução francesa de 1789. Os dois movimentos - independência americana e revolução francesa - foram fortemente influenciados pelos ideais e pensadores iluministas (Rousseau, Locke, Montesquieu e outros).
O Congresso Continental das colônias britânicas na América do Norte aprovou a declaração no Salão da Independência, na Filadélfia, em 4 de julho de 1776. O documento proclamou que as treze colônias originais dos EUA eram “estados livres e independentes”.
As principais ideias iluministas que influenciaram os inconfidentes foram: - Fim do colonialismo; - Fim do absolutismo; - Substituição da monarquia pela República; - Liberdade econômica (liberalismo); - Liberdade religiosa, de pensamento e expressão.
O iluminismo desempenhou grande influência sobre o aspecto político e intelectual de boa parte dos países ocidentais. Algumas mudanças políticas importantes aconteceram, bem como a implantação e formação de estados-nação, a ampliação de direitos civis, além da diminuição do poder da igreja.
Resposta. A principal relação é a separação entre os poderes: executivo, legislativo e judiciário, advinda das ideias iluministas, expostas na obra de Montesquieu, O Espírito das Leis, escrita em 1748.
Ninguém tem direito adquirido sobre pessoas, isto foi abolido no mundo inteiro, e chamava-se escravidão. ... Rui Barbosa julgou na época que nenhum latifundiário tinha direitos adquiridos sobre seres humanos, somente sobre bens.
Resposta. A principal relação é a separação entre os poderes: executivo, legislativo e judiciário, advinda das ideias iluministas, expostas na obra de Montesquieu, O Espírito das Leis, escrita em 1748.
O Iluminismo criticava o Antigo Regime em diversos pontos. Nas política, alguns iluministas defendiam o Despotismo Esclarecido, outros a Monarquia Parlamentar e outros ainda a República. Na economia, criticavam o Mercantilismo e as intervenções do estado, buscando o individualismo economico.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... - A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
Defendiam o poder da razão em detrimento ao da fé e da religião e buscaram estender a crítica racional em todos os campos do saber humano. Através da união de escolas de pensamento filosóficas, sociais e políticas, enfatizavam a defesa do conhecimento racional para desconstruir preconceitos e ideologias religiosas.
Os iluministas acreditavam que a razão conduziria os seres humanos ao progresso. ... O iluminismo também foi uma reação ao Antigo Regime: monarquias absolutistas em que o Rei, a nobreza e o clero acumulavam poder e privilégio, e as pessoas eram proibidas de dizer o que pensavam.