Tipos de Fusíveis
Qual o calculo para saber o valor correto do fuse ? Re: Calculo de fusivel ?! Você usa a seguinte formula: P(carga)= V(carga)*I(carga). Se Tensão da rede for 220V a corrente é menor que a corrente para 127V.
1- Calculo da corrente do transformador, exemplo trafo de 150 kVA em 11,9 kV trifasico. Quando monofásico não se divide por √3. 2- Corrente do fusível: Deve-se solicitar a corrente de INRUSH do transformador com o fabricante, supondo –se que seja 18,2 A para o nosso exemplo então seu fusível é de 20 A.
Como dito, são calculados a partir do cabo que está usando. Logo, se seu cabo consegue passar 60 amperes, use um de 60 amperes e etc. – Se usar um mais fraco que o cabo consegue passar, ele pode ficar desarmando toda hora.
Potencia/Voltagem=Amperagem Então... 110w/12 =9,16 Amperes (A). Cada lâmpada consome 55W / 12V = 4,58 (A) (2x 24,58=9,16). Portanto, um fusível de 15 Amperes está ótimo pra evitar que qualquer sobrecarga queime seu veículo por inteito.
Use uma calculadora para dividir o número de watts pela voltagem. No caso de um circuito de 110 volts, usando 1200 watts, o cálculo seria 1200/110 = 10,9 amps. Em um circuito caseiro, um fusível de 15 amperes deveria ser usado nesse circuito.
Gire o seletor até a marca de ? (ohms) para medir resistência elétrica, junte as ponteiras positivas e negativas e observe o visor. O resultado dessa medida deve ser parecido com o que você observará ao testar o fusível. Coloque uma ponteira em cada extremidade do fusível e observe o visor do multímetro.
Fusível Microondas Cerâmico 20 A Amperes.
Fusível 20A 110V para Microondas - 4231.
Portanto, caso o seu micro-ondas não esteja ligando, a primeira coisa que você deve verificar é o fusível. Para encontrá-lo, retire o gabinete externo do equipamento e siga o cabo de alimentação da unidade, que levará ao invólucro de vidro que abriga o fusível.
Geralmente o fusivel de proteçao desse tipo de fonte é na faixa dos 4 a 6A, dependendo da potencia da sua fonte e outros detalhes. PORÉM, é melhor confirmar o valor, vendo o valor correto no fusivel da sua fonte. NUNCA use um fusível de maior valor para substituir um queimado.
O fusível de vidro é descrito como um cilindro vazio, exceto pela existência do elo fusível. Eles são empregados na proteção contra sobrecorrentes e curtos-circuitos em circuitos eletrônicos, filtros de linha, estabilizadores de tensão, no-breaks e porta fusíveis veiculares.
O ideal é você colocar o fusível da mesma amperagem do original que no caso é 7 A. Qual é o modelo do filtro? O fusivel que você colocou precisa de uma carga maior para queimar, aumentando as chances de danificar o que esta conectado ao filtro. O ideal é colocar um com a mesma amperagem.
Com a queima do fusível a corrente elétrica que chega aos equipamentos é interrompida. O nome filtro de linha é dado a este aparelho pois sua principal função é filtrar altas frequências e ruídos da rede elétrica nocivas aos equipamentos elétricos mais sensíveis como computadores, rádios e televisores.
O que pode queimar um fusível? Um fusível pode explodir se um componente consome uma corrente elétrica mais alta do que a projetada.
Não dá para prever o tempo de vida útil dos fusíveis. Na prática, eles só são danificados em caso de sobrecarga de eletricidade. Quando isso acontece, o processo é simples: basta substituir o fusível rompido – ou queimado – por um novo.
Olhe contra a luz e observe se o filamento está rompido. Nesse caso o fusível está queimado. Troque por um igual, da mesma cor. Não insista se o fusível voltar a queimar (veja aqui).