O espumante Moscatel é um vinho leve, refrescante e bem fácil de degustar. Ele combina muito bem com doces como mousses, rabanadas, bolos, sorvetes e biscoitos doces. Em suma, qualquer sobremesa cai bem com um Moscatel!
As classificações mais comuns para definir a bebida são: Brut – Esta versão conta com 8,1 a 15 gramas de açúcar residual por litro. ... Moscatel – Essa versão apresenta níveis superiores a 60 gramas de açúcar residual por litro e é conhecida como espumante para sobremesa, pois agrada aos paladares mais doces.
O espumante Casa Perini Moscatel, da Vinícola Casa Perini, foi o escolhido como o quinto melhor vinho do mundo pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ). No total, 11 vinhos brasileiros aparecem entre os 150 melhores do mundo na lista.
Moscatel é uma variedade de família de uvas, que podem ser tintas, rosé e brancas, com aromas distintos. E por ser muito versátil, pode dar origem a vinhos tranquilos secos/doces, espumantes secos ou doces naturais e vinhos de sobremesa. ...
É uma opção muito melhor do que, por exemplo, tomá-lo com uma sobremesa doce “porque se torna enjoativo e muito fechado em termos de sabores. Outra possibilidade é tomá-lo como aperitivo no início da refeição. O Moscatel novo substitui plenamente um vermute, que é muitas vezes consumido dessa forma.
Vinho ajuda a circulação sanguínea, isso é fato. Que ele não engorda… Não é tão verdade assim. Tem gente que supervaloriza, quase como se fosse um remédio, e até usa essa desculpa para beber cada vez mais.
O Cabernet Sauvignon do Chile, por ser cultivado em grande altitude, é o melhor, o mais rico em antioxidantes. Outros vinhos benéficos são Pinot Noir e Shiraz. Os italianos, surpreendentemente, têm concentração média de antioxidantes, e o Zinfandel tinto da Califórnia está entre os de concentração mais baixa.
Quais os melhores vinhos para proteger o coração? O vinho branco possui uma boa quantidade de antioxidantes, mas o vinho tinto se destaca no quesito benefícios à saúde, devido à maior concentração de resveratrol nas uvas utilizadas na bebida.
Para obter todos os benefícios do vinho para a saúde, a melhor opção é o vinho tinto seco. Embora o branco também tenha muitas propriedades, o seu processo de elaboração não contempla as cascas e as sementes (elas são retiradas), que são a maior fonte de polifenóis da uva.
O álcool ajuda a evitar danos às artérias e inibe a formação de coágulos. Já o resveratrol, encontrado na casca da uva vermelha, tem ação vasodilatadora e aumenta o HDL, o colesterol bom, e diminui o LDL, o ruim. Os benefícios do vinho para a saúde seriam em quantidades moderadas, é claro.
Contudo, sua ingestão exacerbada, assim como de muitas outras bebidas alcoólicas, está relacionada ao surgimento ou agravo de doenças, como cirrose, transtornos mentais, hipertensão, hipertrigliceridemia, obesidade, intoxicação etanólica e câncer, além de ser destacada como a causa de diversos problemas sociais, a ...
Estudos mostraram que consumir álcool antes de ir para a cama reduz a latência do sono, o que significa que uma taça pode, sim, ajudar a dormir mais rapidamente do que o habitual. Isso se deve aos efeitos sedativos do álcool, que variam em intensidade dependendo do teor de álcool no sangue.
Porém, vale lembrar que o recomendado é uma taça ao dia, já que o excesso de álcool causa o efeito contrário, aumentando a pressão sanguínea.
“Se alguém quiser tomar um copo de vinho com o jantar, ficar três horas acordado após o consumo antes de ir para a cama pode ser suficiente”, diz Rosen, embora o tempo exato também dependa do peso corporal e do tempo que leva para que uma pessoa metabolize o álcool.
Uma, até duas, taças de vinho tinto por dia pode sim fazer muito bem à saúde. Rica em agentes antioxidantes, a bebida ajuda a fortalecer o organismo, prevenindo diversas doenças, principalmente relacionadas ao coração. Mas, como se trata de um produto alcoólico, é necessário muito equilíbrio no consumo.
Sabendo disso, as quantidades clinicamente saudáveis indicadas para colher os benefícios do vinho são de uma taça (aproximadamente 200 ml) para as mulheres e duas taças (entre 300 a 400 ml) para os homens.
Além de todos os benefícios já apresentados, a ciência também comprova que o consumo moderado de vinho faz bem à saúde como um todo. Portanto, você pode tomar sua taça diariamente sem culpa.
Mas o Dr. Arthur Klatsky (cardiologista americano), um dos maiores pesquisadores do assunto, considera que é seguro para a maioria dos homens até 30 gramas por dia de álcool (300 ml de vinho a 12,5 ºGL) e 20 gramas por dia de álcool (200 ml de vinho a 12,5 ºGL) para as mulheres.
Veja bem, devemos entender consumo moderado como até duas doses de bebida por dia para homens e uma dose para mulheres. As pesquisas ainda apontam que esse efeito protetor do consumo diário e moderado deixa de existir quando a pessoa exagera na dose, mesmo que seja por apenas um dia no mês;.
Consumido em excesso, o vinho é tão prejudicial quanto a cerveja ou outras bebidas alcoólicas. Um estudo francês constatou não haver diferença de risco de desenvolver cirrose hepática entre os diversos grupos de consumidores pesados de bebidas alcoólicas.
CUIDADO: Uma taça de Vinho é igual 3 shots de Vodca, Whisky ou Pinga.
1 dose de destilado (pinga, uísque, vodca) (50 ml) - 1,5 unidade de álcool Cada unidade de álcool (10 a 12 g de álcool puro) requer uma hora para ser metabolizada completamente.
Uma caneca de cerveja (665 ml) e um copo médio de vinho (175 ml) possuem praticamente o mesmo teor alcoólico.