As principais técnicas de Ensaios Não Destrutivos (END) são:
“Também pode se considerar ensaio destrutivo quando o método do ensaio realizado em laboratório resulta na alteração ou inutilização do material ou corpo de prova produzido, como é o caso dos corpos de prova utilizados para os ensaios de resistência à compressão, à tração e descritos a seguir”.
Na construção civil, as aplicações destes ensaios são para verificar as resistências à compressão, localizar e detectar corrosão em armaduras do concreto armado e encontrar defeitos localizados como rachaduras e vazios, dentre outros. ...
DEFINIÇÃO DE ENSAIOS DE LABORATÓRIO DE CONCRETO São ensaios tecnológicos para controlar a qualidade do concreto, como compressão axial, tração simples, tração na flexão, tração por compressão diametral, módulo de deformação, coeficiente de Poisson, permeabilidade, abrasão, capacidade de deformação e consistência.
Os ensaios realizados nos materiais apresentam grande importância, pois servem para averiguação de suas propriedades, realização de análises de risco, analisar possíveis falhas, verificar o comportamento do material sob condições de trabalho, entre muitas outras características.
O ensaio é um texto opinativo no qual são expostas ideias, críticas, reflexões e impressões pessoais, realizando uma avaliação sobre determinado tema. O ensaio problematiza algumas questões sobre determinado assunto, focadas pela opinião do autor e geralmente, apresentam conclusões originais.
O ensaio de dureza é um método utilizado para avaliação dessa propriedade mecânica (dureza) muito utilizada na especificação de materiais nas empresas de diversos segmentos da indústria. ... A dureza é avaliada através da deformação deixada na superfície da peça.
A dureza Brinell (HB) é a relação entre a carga aplicada e a área da calota esférica impressa no material ensaiado. O ensaio de dureza Brinell é muito utilizado para a avaliação de dureza de metais não ferrosos, ferro fundido, aço, produtos siderúrgicos em geral e de peças não temperadas.
Definição de dureza Na engenharia mecânica definimos como a resistência à penetração de um material duro em outro. Essa propriedade dos materiais depende do tipo de forças de ligação entre os átomos, íons ou moléculas do composto.
Dureza é a medida da resistência que uma substância apresenta ao ser riscada por outra. Exemplo: O diamante tem dureza 10 na escala de Mohs.
Dureza é uma medida que estima o quanto um material sólido resiste a deformações permanentes quando uma força é aplicada nele. Existem diferentes modos de se avaliar a dureza dos materiais e com isso criaram-se diferentes escalas de dureza.
Dureza
A dureza Shore é um ensaio que avalia a dureza superficial de polímeros ou elastómeros. Contudo, a dureza Shore não se reflecte noutras propriedades como acontece com outros tipos de dureza não podendo, por isso, ser utilizado como modo de previsão da resistência ao desgaste ou a outra propriedade mecânica.
Dureza
O que é o Durometer (Shore durometer)? A dureza dos compostos de borracha é medida pelo durômetro Shore A; quanto maior o durômetro, mais difícil é o composto. A dureza de 70 durômetros deve ser usada sempre que possível, pois oferece a melhor combinação de propriedades para a maioria das aplicações de O-rings.
No ensaio de dureza Rockwell a carga é aplicada em etapas, ou seja, primeiro se aplica uma pré-carga, garantindo um contato firme entre o penetrador e o material a ser analisado e somente depois é feita a aplicação da carga do ensaio propriamente dita.
O método Rockwell é um método de medição direta da dureza, sendo assim, um dos mais utilizados em indústrias. ... Neste sistema, a dureza é obtida através da diferença entre a profundidade de penetração resultante da aplicação de uma pequena carga, seguida por outra de maior intensidade.
Na máquina Rockwell normal, cada divisão da escala equivale a 0,02 mm; na máquina Rockwell superficial, cada divisão equivale a 0,01 mm. As escalas de dureza Rockwell foram determinadas em função do tipo de penetrador e do valor da carga maior.
É possível obter a medida aproximada desta profundidade (P), a partir do valor de dureza indicado na escala da máquina de ensaio, utilizando as fórmulas a seguir: · Penetrador de diamante: HR normal: P = 0,002 ´ (100 - HR) HR superficial: P = 0,001 ´ (100 - HR) · Penetrador esférico: HR normal: P = 0,002 ´ (130 - HR) ...
A dureza Vickers é o quociente obtido dividindo a carga (em kgf) pela área da endentação. Nessa equação temos que: F: A carga em kgf. d: A média aritmética entre as duas diagonais, d1e d2 em mm.
A dureza Brinell é normalmente descrita da seguinte maneira: “75 HB . A sua leitura e interpretação é feita assim: O valor 75 foi obtido para a dureza (HB= Hardness Brinell), usando uma esfera de aço de 10 mm de diâmetro, com uma carga de 500 kgf., aplicados durante 30 segundos.
Método Rockwell: A escala Rockwell é também utilizada para medir a dureza do alumínio. O durômetro para alumínio através do método Rockwell pode ser configurado em diversas escalas: Rockwell B: Utiliza penetrador de esfera de 1/16” e carga de 100 Kgf. Mede durezas de 65 a 200 HBW10/500.
A dureza Brinell ou HB (Hardness Brinell) é definida como o quociente, medido em Kgf/mm2, entre a carga aplicada e a superfície da calota esférica ou mossa deixada no material. A área da calota esférica é dada pela fórmula: π. D.p, onde p é a profundidade da calota.
Propriedades Mecânicas do Latão
O valor de dureza (HR) é determinado pela diferença entre a profundidade de penetração resultante da aplicação de uma pequena carga (pré-carga), seguida por outra de maior intensidade.