É salário bruto do empregado, ou seja, sem desconto e sobre o qual se calculam os impostos. Caso o funcionário tenha feito horas extras e a empresa opte por pagá-las e não convertê-las em banco de horas, devem estar contabilizadas no contracheque.
Para emitir o contracheque do Servidor Público Federal online, ou o contracheque federal, existem duas possibilidades:
Diferente do que ocorre com o holerite tradicional, em que a distribuição de holerites e a assinatura é feita fisicamente pelos colaboradores, o holerite online é emitido digitalmente, seja através de um sistema com acesso via senha e dados pessoais.
Holerite online é um documento digital emitido pelas empresas que comprova o pagamento dos vencimentos dos seus colaboradores pelos serviços prestados.
Com o Holerite Eletrônico, você reduz custos com a impressão, arquivo, controle e distribuição física dos demonstrativos de pagamento. A administração pública pode disponibilizar os demonstrativos de pagamento de salários, férias, 13º, comissões e outros demonstrativos para seus funcionários.
Para acessar, veja o passo-a-passo Home > Conta Corrente > Demonstrativo de Salário > Consultar Demonstrativo de Pagamento (Validar com o código do seu Itoken Itaú) pronto só acessar seu holerite.
Contracheque - Consulta via Terminal de Autoatendimento (Caixa Eletrônico) da CEF
5 anos
A recomendação para guardar um contracheque ou holerite é de 5 anos. O prazo estipulado é feito pensando em eventuais cobranças de direitos trabalhistas. ... Portanto, cuidado com este documento e não o jogue fora antes de avaliar se seus direitos foram respeitados!
Os documentos trabalhistas e previdenciários devem ser guardados por 30 anos, eles são: Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); Guia recolhimento do FGTS e informações à Previdência Social (GFIP); Guia de recolhimento rescisório do FGTS e da contribuição social (GRFC).
Como Fazer:
Em resumo, estes são os itens que devem ser incluídos na folha de pagamento:
O Excel permite criar uma planilha para inserir as horas trabalhadas e fazer controle de ponto. Para isso, basta registrar o horário de chegada, almoço, retorno e saída da empresa. Nos cálculos, também é possível descobrir se a pessoa está fazendo hora extra ou devendo horas, para contar folgas ou faltas.