Representação de alguns tipos de protozoários, como ameba, paramécio, tripanossomo e balantídeo.
Elas são classificadas, principalmente, de acordo com os pigmentos que possuem e substâncias que armazenam. As algas unicelulares pertencem aos Filos Bacillariophyta, Chrysophyta, Dinophyta e Euglenophyta. Já os filos que abrigam representantes multicelulares são: Charophyta, Chlorophyta, Phaeophyta e Rhodophyta.
Os protozoários flagelados possuem esse filamento em número variável, estes também funcionam como forma de locomoção e na captura de alimento. Alguns protozoários deste grupo podem viver livre na água e outros são parasitas e causam doenças, também há aqueles que formam associações do tipo mutualismo.
Na natureza, os protozoários são amplamente distribuídos, principalmente em ambientes aquáticos, tendo importância sanitária nesses ambientes, em estações de tratamento de esgoto e algumas espécies são patogênicas.
Um protozoário adaptado a água salgada ou ," Água marinha " , explodiria se no caso ele ficasse na água destilada, por ser doce e não possuir sais minerais suficientes... Se um protozoário é adaptado a água doce , com certeza se ele fosse colocado na água salgada " Água marinha "ele murcharia até ficar seco.
Resposta. ino. Os cistos são estruturas de Resistência. ... Assim em períodos de seca no lago onde eles moram, eles podem formar cistos resistentes a desidratação, e ficar até anos dessa forma, esperando as condições favoráveis voltarem.
A Giardia é um parasito que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Ambas formas podem ser eliminadas nas fezes, sendo que nas fezes diarréicas são encontrados trofozoítos, e nas formadas são encontrados cistos. O cisto constitui a forma infectante.
Blastocystis hominis é o agente etiológico da blastocistose. É um protozoário entérico dos seres humanos, sendo o organismo mais comumente encontrado em amostras de fezes. Estudos relatam ser o B. hominis um parasito oportunista em pacientes imunodeprimidos.
A princípio, Endolimax nana não precisa de tratamento, a não ser em casos muito sintomáticos, mas mesmo assim, é necessário buscar outra causa. Além do mais, é um protozoário e o albendazol não é uma medicação efetiva, sendo indicados secnidazol, tiabendazol, metronidazol, por exemplo.