Existem muitas formas de usar os nibs de cacau na alimentação, para além das opções de café da manhã, como frutas, iogurtes e smoothies. Como não possuem açúcar, podem ser facilmente incorporado em doces e salgados para agregar sabor e textura nas preparações.
O Processo de Produção das Nibs de Cacau
– Coloque as nibs em uma assadeira e aqueça no forno à 50°C-60°C. – Retire as nibs de cacau do forno e coloque-as em um processador. Bata até que elas liberem sua manteiga de cacau e se transformem em liquor (pasta). Nessa hora, pode até parecer que o chocolate está pronto.
A infusão das cascas do cacau cria uma bebida que combina os aromas e os benefícios à saúde do chá, chocolate e café. ... Assim como a Camellia sinensis e o fruto do café, o cacau é fonte de antioxidantes, que ajudam na prevenção de doenças ao eliminar os radicais livres do organismo.
O chá e suco das folhas servem como calmante e são utilizados em tratamentos contra bronquite, infecções renais e diarreia.
A nutricionista Paula explica que não existe contraindicação para o consumo do cupuaçu. “Podemos consumir a polpa da fruta na forma de sucos, cremes, sorvetes etc.”, diz. “No entanto, nenhum alimento deve ser consumido em excesso”, lembra.
A nossa dica na hora de montar o seu Cupuaçu é apostar na combinação com Calda de Maracujá ou Calda de Morango. O sabor dessas duas frutas na forma de calda contrasta com o sabor marcante do Cupuaçu e mistura-las é experimentar algo inusitado e delicioso.
Assim como o açaí, o cupuaçu é um ótimo alimento para ser usado antes de alguma atividade física para gerar uma boa quantidade de energia. Por aumentar o nível de energia, o cupuaçu auxilia em uma maior queima de calorias. Ele possui o efeito semelhante da cafeína, como dito anteriormente, e ainda mais saudável.
Por causa das suas fibras, o cupuaçu dá uma grande sensação de saciedade, consequentemente, auxilia no emagrecimento. Assim como o açaí, o cupuaçu também é energético e seu consumo pode ser recomendado para a prática de exercícios físicos.
Pobre em nutrientes e rico em açúcar, o sorvete industrializado possui carboidratos de baixo valor nutricional que são absorvidos rapidamente pelo organismo e transformados em gordura. Por esse motivo, o consumo em excesso do doce pode facilitar o aumento de peso.
Além disso eles são muito calóricos e ajudam aumentar o peso, afirma Ana Paula. Os sorvetes também são ricos em corantes, que podem causar reações alérgicas, dificuldades respiratórias, irritação estomacal, problemas na pele, hiperatividade e ainda chances de desenvolver no organismo substâncias que causam câncer.
Um picolé de açaí com peso em torno de 60 g fornece aproximadamente 75 kcal, ou seja, é bem menos calórico que o sorvete de massa ou a tigela de açaí. Mas, na composição do picolé industrializado também há outras substâncias como açúcar, polpa de açaí e de banana, extrato de guaraná e aromatizantes.
A fruta é rica em antioxidantes (antocianinas e proantocianidinas, que dão a cor roxa), que são responsáveis por controlar, prevenir e até inibir processos inflamatórios. Elas também atuam na redução do LDL-colesterol (o famoso colesterol ruim). Outro dos benefícios do açaí é a prevenção de doenças.