O leite de vaca é uma boa fonte de proteína e cálcio, além de nutrientes, incluindo vitamina B12 e iodo. Ele também contém magnésio, que é importante para o desenvolvimento ósseo e para a função muscular, e soro e caseína, que desempenham um papel importante na redução da pressão arterial.
Leite Integral UHT: é composto por 3,0% de gorduras totais, 2,0% de gorduras saturadas, 3,0% de proteínas e 4,5% de carboidratos.
Porção de 200 ml (1 copo)
Os leites esterilizados são aqueles submetidos a altas temperaturas para eliminar microrganismos patogênicos e deteriorantes. É por isso que esses produtos têm um longo prazo de validade, aliado não apenas ao processo térmico, mas também, ao tipo de embalagem.
Esse método, chamado pasteurização, mata apenas as bactérias que causam doenças – e conserva o leite por até sete dias. Já o processo UHT (ultra high temperature, em inglês), típico do leite de caixinha, é mais radical: o leite é aquecido a 140 °C por até 8 segundos.
4. LEITES DE CONSUMO Os leites disponíveis no mercado para consumo direto podem ter vida útil curta (3 a 6 dias sob refrigeração) e longa (estáveis durante meses a temperatura ambiente). Entre os primeiros estão o leite pasteurizado certificado, leite pasteurizado e leite condensado pasteurizado.
As bactérias são os principais deteriorantes do leite e diminuem sua validade. Então, quanto mais bactérias, menor é o tempo de vida útil do leite. Os leites que são feitos com matéria-prima de melhor qualidade, têm menos bactérias e, por isso, duram mais. ... Não consuma produtos fora da validade.
O leite integral é aquele que contém maior teor de gordura, no mínimo 3%. Por exemplo, em 100 g de leite, o leite integral deve conter pelo menos 3 g de gordura. O leite semidesnatado é que aquele teve redução parcial de gordura, passando a ter entre 0,6% e 2,9%.
Não há adição de conservantes. O leite ainda pode ser classificado quanto: - ao teor de gordura: pode ser integral com cerca de 3% de gordura, semidesnatado com 2,9% à 0,6% de gordura ou desnatado com até 0,5% de gordura. - ao acréscimo de vitaminas e minerais: leite enriquecido de tais substâncias.
Abaixo apresentamos os principais tipos de leite que você vai encontrar para consumo!
Leite tipo A: É obtido de um único rebanho e não há contato manual com o leite em nenhuma fase do processo, ou seja, a ordenha é mecânica e o leite segue por tubulações diretamente para o compartimento onde sofre pasteurização, homogeneização e envase. ... Leite tipo C: Tem a mesma origem e tipo de ordenha do leite tipo B.
O leite pasteurizado, geralmente vendido em saquinhos (como antigamente) ou em garrafas, é o mais indicado. Ele passa por um processo de alta temperatura que mata micro-organismos prejudiciais à saúde, mas mantém as bactérias que fazem bem à digestão, como os lactobacilos.