Os dígrafos consonantais são: lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs.
Palavras com ditongos crescentes
Os encontros vocálicos são o encontro de vogais ou semivogais, sem consoantes entre elas. Exemplos: mãe, poeta, piada. Os encontros vocálicos são classificados em ditongo, tritongo e hiato.
O que é encontro vocálico? Na prática trata-se do encontro entre vogais em uma mesma palavra. Exemplos de encontros vocálicos são os casos das palavras besouro (o+u), Europa (e+u) e heroína (o+í).
A presença na mesma sílaba de dois sons vocálicos (vogal e semivogal) constitui o encontro vocálico, que é classificado em ditongo, tritongo e hiato. A palavra é composta basicamente por fonemas e letras. Estas, por sua vez, são classificadas em vogais, semivogais e consoantes.
É dígrafo quando a vogal u não é pronunciada, mas é encontro consonantal quando a vogal u é pronunciada. Dígrafo: guerra, guitarra. Encontro consonantal: aguentar, pinguim.
Então, o que os diferencia é que, no dígrafo consonantal, duas consoantes representam um fonema; já no encontro consonantal, as consoantes representam fonemas diferentes.