O Índice de Sustentabilidade Ambiental ("Environmental Sustainability Index") envolve cinco dimensões: sistemas ambientais, estresses, vulnerabilidade humana, capacidade social e institucional, e responsabilidade global.
Possíveis Indicadores Ambientais a serem Desenvolvidos:
Os indicadores de desempenho ambiental, mais especificamente, traduzem os efeitos das técnicas e dos processos empregados pela organização sobre o meio ambiente.
Indicadores ambientais são estatísticas selecionadas que representam ou resumem alguns aspectos do estado do meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas.
A expressão dos indicadores se faz numericamente (frequência absoluta), entretanto, números absolutos de casos de doenças ou mortes não são utilizados para avaliar o nível de saúde, pois não levam em conta o tamanho da população.
Indicadores epidemiológicos são importantes para representar os efeitos das ações de saneamento - ou da sua insuficiência - na saúde humana e constituem, portanto, ferramentas fundamentais para a vigilância ambiental em saúde e para orientar programas e planos de alocação de recursos em saneamento ambiental no país.
A principal finalidade de um indicador é traduzir, de forma mensurável, determinado aspecto de uma realidade dada (situação social) ou construída (ação de governo), de maneira a tornar operacional a sua observação e avaliação.
1) Os indicadores sociais e econômicos tendem a identificar as deficiências e potenciais de uma região se tornam muito importante para focar qual setor se deve investir e trabalhar.
3) Qual a importância de se utilizar os indicadores como instrumento de gestão? Alternativas: a)Só o fato de se ter indicadores que retratam a realidade já promove a superação.