Enquanto o HDL faz o transporte reverso, o LDL está associado a algumas doenças. As lipoproteínas são moléculas formadas por lipídios e proteínas. Sua função é transportar, principalmente, o colesterol e os triglicérides pelo plasma sanguíneo.
A lipoproteína consiste em um conjunto composto por proteínas e lipídeos, organizados de modo a facilitar o transporte dos lipídeos pelo plasma sanguíneo. ... A fração proteica é composta por apoproteínas, enquanto que a parte lipídica é formada por colesterol, triglicerídeos e fosfoglicerídeos.
O HDL é formado no fígado, no intestino e na circulação sanguínea. Como essas lipoproteínas participam da retirada do colesterol da parede arterial, elas impedem o acúmulo de gorduras nas artérias.
Por isso, quanto maiores forem os níveis de HDL, menor será o risco de contrair doenças cardiovasculares. Os níveis adequados de colesterol HDL devem ser superiores a 40 mg/dL de sangue.
O colesterol total está alto quando acima de 190 mg/dl no exame de sangue, e para baixá-lo é necessário seguir uma dieta pobre em alimentos com muita gordura, como carnes "gordas", manteiga e óleos, dando preferência para alimentos de fácil digestão e pouco gordurosos, como as frutas, hortaliças, legumes crus ou ...