Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Losartana incluem tonturas, diminuição da pressão arterial, hipercalemia, cansaço excessivo e vertigens.
Hipercalemia (elevação do potássio sanguíneo): a elevação do potássio no sangue é um efeito adverso relativamente comum e perigoso, já que ele pode provocar arritmias cardíacas fatais. A hipercalemia ocorre em cerca de 4% dos pacientes e é um dos principais motivos para suspensão da losartana.
A dose usual de losartana potássica para a maioria dos pacientes é de 50 mg uma vez ao dia. Essa dose pode ser aumentada para 100 mg uma vez ao dia. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O cardiologista Dalton Précoma reforça a recomendação, e lembra que a maioria dos pacientes hipertensos precisa de dois, três remédios para o controle da pressão. “A gente sempre escolhe um horário de manhã e outro no jantar, para cobrir as 24 horas do dia. Não significa que precise trocar, mas dividir a dose.
O importante é alcançar as metas de controle da pressão arterial. Mas de uma maneira geral, a anlodipina é melhor tolerada a noite. E a losartana pode ser tomada pela manhã ou 50mg 2x dia.
As medicaçoes antihipertensivas devem ser usadas de forma contínua, sem interrupçoes. A açao do medicamento é de longo prazo e a sua tomada não deve ser norteada pelo valor da pressao num determinado momento. Portanto, a menos que tenha hipotensao sintomatica (que nao é o caso) deve sim tomar.
Se a sua pressão está normal, controlada, provavelmente é uma resposta adequada ao uso da medicação, o que significa que ela não pode ser retirada. Porém, se em vez de controlada ela estiver realmente baixa, suspenda e procure o seu médico.
A pressão baixa, na maioria dos casos, pede ajustes de comportamento e de hábitos. "Não há necessidade de remédios para correção", afirma o cardiologista José Pedro Jorge Filho, membro do Comitê de Cardiologia da Unimed-BH.
Quem tem pressão baixa ou teve uma queda súbita deve aumentar a ingestão de líquidos, como água e bebidas isotônicas, não mudar de postura bruscamente e evitar calor excessivo. A ingestão de sal nesse momento também pode ser aumentada. Atividade física ajuda a deixar a pressão controlada.
A pressão arterial é considerada normal quando está entre 9/6 e 12/8. Independentemente da leitura da pressão arterial, os profissionais da área da saúde não costumam diagnosticar uma pessoa com pressão arterial baixa, a menos que esteja mostrando outros sinais ou problemas associados com a condição.
É a pressão 12/8. Quando esta pressão está acima de 14/9 a pressão é considerada alta, quando está abaixo de 10/6 os valores são considerados baixos”, explica Ivan Cordovil, coordenador do serviço de hipertensão arterial do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), no Rio de Janeiro.