A literatura ocidental surgiu na Grécia Antiga por meio das primeiras dramaturgias e e poemas épicos, onde os gregos criavam peças e aventuras com base nas tragédias e aventuras de sua mitologia.
Verificado por especialistas Muitos autores consideram que a tradição literária ocidental começou com os poemas épicos como a ilíada e Odisseia, atribuídos a Homero, que ainda são grandes figuras no cânone literário por suas descrições e tratamento de temas como guerra e paz, honra e desgraça, amor e ódio.
Quinhentismo (1500 – 1601) O Quinhentismo foi a primeira manifestação literária do Brasil e tem esse nome pelo fato da literatura nacional ter começado no ano de 1500, época da colonização portuguesa.
Também conhecidos como escolas, correntes ou movimentos, os períodos literários correspondem a fases histórico-culturais em que determinados valores estéticos e ideológicos resultam na criação de obras mais ou menos próximas no estilo e na visão de mundo.
Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentam características análogas de forma e conteúdo. Essa classificação pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais, entre outros. Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático.
A liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa. Na literatura brasileira, as principais características do Modernismo são: ... Fragmentação.
Suas principais características são: a valorização do pensamento científico, com influências do positivismo e do evolucionismo, o condicionamento do ser humano a biologia e ao meio social e realização de descrições, tanto de ambientes quanto de pessoas.
Os movimentos sociais são característicos de uma sociedade plural, que se constrói em torno do embate político por interesses coletivos e/ou individuais. Assim sendo, a organização de indivíduos em prol de uma causa é uma característica de uma sociedade politicamente ativa.
Os lápis de cor devem estar bem apontados para um preenchimento uniforme. Uma dica é testar a ponta em outro papel antes de usar o lápis no desenho. Sempre comece das cores mais escuras para as mais claras, sobrepondo camadas de modo a formar as texturas e os efeitos de luz e sombra.
É como faríamos para tonalizar o nosso desenho, utilizando graduações suaves para dar as nuances, preparando os espaços de luz e sombra deixando liso e homogêneo. A maquiadora poderá utilizar tons um pouco mais escuros à pele para dar profundidades, marcando cavidades para afinar e delinear o rosto.
A técnica consiste em misturar nanquim com água, em diferentes concentrações, em diferentes recipientes. É feito o esboço/traço do desenho e, depois, pinta-se o desenho com os diferentes tons de cinza e preto obtidos com as misturas.
Desenhar com texturas é a forma de desenhar mediante a qual preenchemos pequenas áreas e zonas do conjunto, damos forma e criamos perspectiva, forma e volume, utilizando exclusivamente para tal, texturas ou representações que nos sugerem texturas reais.