Função metalinguística e função conativa. Função emotiva e função fática. Função fática e função referencial. Função emotiva e função metalinguística.
As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.
Para Jakobson, qualquer dado ato de comunicação verbal é composto de seis fatores: Emissor: orador, narrador, autor. Receptor: ouvinte, leitor, telespectador, usuário, destinatário. Código: o sistema linguístico ou comunicativo, um conjunto de signos e regras linguísticos.
Sua proposta, portanto, procurava explicar o que seria a comunicação a partir de seis elementos: emissor, mensagem, receptor, canal, código e referente. ...
O processo de comunicação, ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador), através de, por exemplo, uma chamada telefônica.
O referente também é chamado de contexto. Isto é, é o assunto que é tratado no conteúdo que compõe a mensagem. O referente, assim como o código, deve ser compartilhado entre o emissor e o receptor.