A Cordilheira do Himalaia foi formada através da pressão das placas tectônicas indiana e a asiática.
O Everest encontra-se na Cordilheira do Himalaia, uma cadeia de montanhas localizada na fronteira da China com o Nepal e que se estende por Índia, Butão e Paquistão. O nome Everest foi dado à montanha em 1866, antes disso ela era conhecida como Pico XV.
No sul e no sudeste da Ásia, o maior continente do planeta Terra, a dinâmica do clima tropical é controlada e condicionada pelo que se conhece como regime de monções. ... Ou seja, os ventos que são secos e frios que se formam na Cordilheira do Himalaia sopram do continente para o oceano.
As monções são um fenômeno climático que provoca fortes chuvas e longas secas durante diferentes períodos do ano. ... Ora o seu movimento vai do Oceano Índico para o continente, caracterizando a monção de verão ou marítima, ora vai do continente asiático para o oceano, caracterizando a monção de inverno ou continental.
O período das monções representado é o de verão de baixa pressão. As monções ocorrem de julho a setembro e caracterizam-se pela grande intensidade.
Como se formam as monções As monções são causadas por variações da temperatura no ar sobre a terra e o mar. Esses ventos sopram de áreas frias para áreas mais quentes. ... O mar nas proximidades e o ar acima do mar estão mais frios. O ar quente sobre a terra sobe, devido a que o ar quente é mais leve que o ar frio.
Resposta: Explicação: As diferenças na temperatura e pressão deslocam as correntes marítimas para a costa da asia,elevando os incides pluviométricos em uma determinada parte do ano ( No verão de junho a agosto) causando enchentes,e mortes,apesar da população ja ter se adequado ao fenômeno climático.
Resposta. Durante o inverno, o ar úmido que estava concentrado sobre o continente passa a se deslocar em direção ao oceano, que nesse momento apresenta uma pressão atmosférica menor. Com isso, a umidade do continente diminui consideravelmente, proporcionando a ocorrência de um extenso e severo período de secas.
“Quando uma massa de ar com alta pressão atmosférica ou baixa temperatura se move em direção a uma região de baixa pressão, geram-se ventos verticais”, afirma o meteorologista Mário Festa, do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo.
Resposta: As monções demarcam um tipo de variação climática que ocorre na porção sul e sudeste da Ásia, que por isso também é chamada de Ásia das Monções. ... Durante o inverno, a massas de ar passam a se deslocar rumo ao oceano, tornando o clima extremamente seco na região.
Resposta: O excesso de chuva se o solo não ter vegetação pode ocorrer erosão hídrica . O excesso de monções ocorre erosão eólica se o solo não ter vegetação. Ou seja a relação de chuva e monções é que as duas ocorre erosões sem a vegetação do solo.
A Ásia das Monções é formada tanto por países de economia capitalista, como a Índia, Bangladesh, Indonésia etc., quanto por países que já viveram a experiência socialista, como certos países da Indochina.
ÁSIA MONÇÔNICA. No sul e sudeste da Ásia, nas vastas planícies e vales fluviais de clima tropical, o arroz é o principal alimento há milênios. O ciclo produtivo da rizicultura acompanha o fenômeno das monções. As massas de ar se deslocam dos centros de alta pressão para os de baixa pressão.
Os países mais populosos da Ásia são a China, com aproximadamente 1.habitantes, e a Índia com cerca de 1.habitantes.
Embora a base da economia da Ásia das Monções seja a agricultura, a industrialização se faz presente em alguns pontos isolados da região. No entanto, é na Índia que podemos observar um elevado crescimento industrial.
Resposta. Explicação: A vegetação que tem como lugar de origem a asia tem uma prevalecia de ser mais homogenia e tem uma certa resistência a temperaturas baixas. o tipo de vegetação que prevalece na asia é: Tundra, Taiga, Taiga Siberiana, estepes, pradarias, e gramíneas.
Resposta. As monções são responsáveis pelas chuvas durante o verão, o que é bastante benéfico para a agricultura local.
Os rios asiáticos são de grande relevância para a economia presente no continente, haja vista que são usados como importantes meios para ralização de transportes de cargas bem como de mercadorias. Além disso, o turismo é altamente incentivado pela presença de tais rios, por onde os turistas podem fazer seus percursos.