O que é uma cistoscopia? A cistoscopia é um exame que serve para auxiliar o médico no diagnóstico da patologia vesical (da bexiga), incluindo o cancro da bexiga, inflamação ou cálculos (litíase), entre outras. Veja mais informação em “indicações da cistoscopia”.
O doente é deitado numa marquesa e é inserido suavemente um tubo flexível (sonda de esvaziamento) na sua bexiga para medir o volume de urina que ficou na bexiga e avalia-se, através de uma tira-teste, se existem indícios de infeção urinária.
A urofluxometria é um exame que mede a força do jato urinário. O exame serve para orientar o tratamento de pacientes com sintomas urinários. Pacientes com fluxo urinário baixo podem apresentar problemas de estreitamento do canal da uretra ou da próstata, ou até mesmo perda de contração da bexiga.
Endereços
Polissonografia - Unidade de Otorrino Recife - UNO.
Especialistas em Espirometria, Recife
A urofluxometria é um meio complementar de diagnóstico e terapêutica (MCDT) que é realizado com frequência na prática clínica, geralmente requisitado por médicos urologistas (especialistas em urologia).
A fluxometria urinária requer que a recolha seja feita num aparelho apropriado com uma parte com forma de um funil e um recipiente - o urofluxómetro. O que se pretende é que o doente urine da forma mais normal possível, sem grandes esforços ou pressões, e sem tentar manipular a velocidade ou fluxo da micção.
A #UroNorte é uma clínica especialista na realização da Urofluxometria.
Urina Tipo 1 - R$9,00 à vista - Labi Exames.
A realização do exame de urina 24 horas permite tanto apontar a presença das proteínas totais quanto dosar a albumina na urina (albuminúria). Valores de referência: Proteinúria: menor que 150mg em 24 horas. Albuminúria: menor que 30mg em 24 horas.
Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.
A diminuição nos níveis de bilirrubina normalmente são devido ao uso de alguns medicamentos, no entanto, os valores elevados de bilirrubina normalmente indicam problemas de saúde que podem ser graves se não tratados.
A presença de bilirrubina na urina normalmente é indicativo de problemas no fígado e pode ser percebida devido à cor amarelo-escuro a alaranjada do xixi, sendo confirmado por meio do exame de urina.
Cristais de oxalato de cálcio são frequentemente vistos em urinas ácidas, mas podem ser encontrados em urinas neutras, e até raramente em urinas alcalinas.
Os rins funcionam como dois grande filtros do sangue. Além de água para formar a urina, eles retêm diversos elementos, como cálcio, ácido úrico e oxalato. Quando essas moléculas aparecem em grande quantidade e há pouco líquido para dissolvê-las, surgem cristais ou agregados que se avolumam e viram os cálculos.