A pirâmide é uma figura geométrica espacial, mais precisamente um poliedro. Ela é composta por uma base e um vértice. Sua base pode ser triangular, pentagonal, quadrada, retangular, paralelogramo. Já o vértice, corresponde ao ponto mais distante da base da pirâmide e que une todas as faces laterais triangulares.
A pirâmide etária dos países subdesenvolvidos é definida por apresentar, na maioria das vezes, características como base alargada, corpo com redução em algumas faixas etárias e topo reduzido. A base alargada indica altas taxas de natalidade, visto que nesses países não é comum políticas de controle de natalidade.
Essas faixas se subdividem em três, a jovem com idade de 0 a 19 anos, adulta dos 20 aos 59 anos e idosa acima dos 60 anos. A pirâmide etária do Brasil é uma pirâmide transitória, chamada de pirâmide adulta, pois a maior concentração da população está entre as faixas de 20 a 59 anos.
Mesmo com o envelhecimento da população, crianças e adolescentes ainda representam um percentual grande dos brasileiros. São 53,7 milhões de meninos e meninas que precisam ter seus direitos garantidos.
Especiais. A cada hora nascem 321 bebês no Brasil. São 5,36 por minuto ou um a cada 11,2 segundos.