Lordose é um transtorno na coluna cervical devido a um aumento de uma curvatura interna. Geralmente, a coluna tem curvas naturais muito leves, consideradas normais, sendo duas curvas para frente e duas curvas para trás.
O tratamento normalmente se baseia em fisioterapia através do RPG e na administração de analgésicos e anti-inflamatórios. Pilates e ioga apresentam boa resposta no tratamento de vários problemas de coluna, inclusive na hiperlordose.
A retificação da coluna é uma condição em que as curvaturas naturais da coluna estão alteradas. Esse desvio pode ser causado por diversos motivos como má postura ou encurtamento muscular.
Os exercícios que podem ser realizados em solo como no Pilates com ou sem equipamentos, ou na água, no caso da hidroterapia ou hidro Pilates são uma ótima opção para melhorar a postura global e corrigir a curvatura da coluna.
É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.
Dá-se o nome de hiperlordose ao aumento da curvatura lombar da coluna. Esse desvio pode causar dores quando a pessoa fica muito tempo em pé e ao praticar atividades que causam a extensão da coluna lombar.
Publicado em: Revisado em: Desvios de coluna como cifose, lordose e escoliose ocorrem quando há redução ou aumento acentuado de uma ou mais curvaturas da coluna, o que compromete o alinhamento da coluna e prejudica o bom desempenho de suas múltiplas funções.
hipercifose
A escoliose é a curvatura anormal da coluna vertebral no plano coronal (lateral). A escoliose de entre 10° e 20° é chamada leve. Menos do que 10° é variação postural. Lordose ou a hiperlordose é o encurvamento excessivo da parte inferior da coluna, e é muitas vezes associada à escoliose ou cifose.
Só quando a recuperação realmente não é possível, esse benefício é convertido em aposentadoria por invalidez. Importante: Entre as doenças que podem provocar quadros bem agravantes estão a Osteofitose (Bico de Papagaio), Protusão Discal, Hérnia de Disco, Discopatia Degenerativa e Cervicalgia.
A coluna vertebral pode apresentar três tipos principais de desvios, denominados escoliose, cifose e lordose sendo que, na verdade, cifose dorsal e lordose cervical e lombar, já são as curvaturas naturais do corpo, ou seja, quando há um desvio excessivo, estas duas ganham os nomes de hipercifose e hiperlordose.
Os principais sintomas da escoliose podem incluir:
Coluna torta, desnível dos ombros ou inclinações acentuadas nas costas nem sempre são sinais de má postura, mas podem ser de escoliose. O Ministério da Saúde confirma que, em 2012, 75% das pessoas que tiveram diagnóstico deste problema e necessitaram de internação acabaram passando por cirurgia.
Deite-se no chão, virado pra cima, encostando totalmente as suas costas e então dobre os joelhos. Estique seu braço ao lado do corpo com a palma da mão virada pra cima. Respire profundamente e note como isso afeta as curvas da sua coluna que estão em contato com o chão.
Quadros mais graves da doença podem limitar a mobilidade da coluna e reduzir o espaço do tórax que abriga os órgãos dos sistemas respiratório e cardíaco, impedindo que funcionem a contento. Além do desvio lateral do eixo da coluna, a escoliose pode deixar no corpo do portador alguns sinais típicos da doença.
Pacientes idosos com escoliose podem apresentar dor forte nas costas devido o processo de desgaste ou artrose dos discos intervertebrais. A estética é importante na escoliose. A assimetria do tronco pode prejudicar muito a autoestima dos pacientes e preocupar seus pais.
Escoliose é uma deformidade da coluna com mais de 10 graus por definição. Escoliose torácica com curvatura maior de 90 graus pode causar Insuficiência Cardíaca (coração) e Insuficiência Pulmonar, sendo consideradas curvas graves.
A dor nas costas (lombalgia) é um dos sintomas mais relacionados à escoliose degenerativa. A curvatura da coluna causa desconforto constante por ter alterado toda a anatomia das articulações e dos músculos.
Acometido de doença de ordem degenerativa (escoliose lombar), não profissional, mas a ela equiparada, em face das condições hostis do trabalho, o mineiro, incapacitado para o exercício da sua atividade habitual, mas não para outra, faz jus ao benefício do auxílio-acidente (art. 6o . da Lei n. 6.
Quem tem escoliose pode pegar peso? Pode, desde que esse peso seja compatível com a sua força muscular.
Como alguns casos influenciam no tratamento, existem diversas opções que ajudam na correção da coluna. Eles são: Colete e fortalecimento: esse tratamento é indicado para o paciente que está com uma escoliose idiopática....Como tratar escoliose?
O ideal é dormir de lado ou de peito para cima. No caso da lombar, varia muito. Tem pacientes que sentem melhora com o tronco inclinado para frente, neste caso o ideal é a rede. Quem sente dores ao inclinar para a frente ou sentado, o ideal é dormir na cama.
A escoliose não corrige espontaneamente. O colete tenta evitar que ela piore. A cirurgia – artrodese da coluna – é a única forma de tratamento que pode corrigir a escoliose, mas não consegue a correção total da curva.
Os principais são:
Uma boa técnica para curar a escoliose são os exercícios de correção postural através do RPG, que é a Reeducação Postural Global. Esta técnica utiliza várias posturas e exercícios isométricos que visam realinhar a coluna trazendo grandes benefícios para a diminuição da escoliose e das dores nas costas.
Desde a infância pode-se observar o início das alterações das curvaturas e durante a adolescência elas pioram bastante devido ao crescimento acelerado e desordenado, a fase do estirão. Se não tratadas, essas alterações podem evoluir até a idade adulta, o que pode ocasionar algumas consequências para o paciente.
Exercícios Para Escoliose
Paciente teria que ser examinado, ver radiografias atuais para medir a curva, ouvir as queixas, etc mas em geral, a escoliose em si não é uma doença que leva à incapacidade para o trabalho.
Não deixe de exercitar os músculos das costas, visto que quando estão fortes e estáveis representam prevenção de escoliose porque sustentam a coluna vertebral, além de manterem a forma adequada. Alguns exercícios de força recomendados de treinamento para as costas. Melhore a postura ao se concentrar na hora de sentar.