O verbo convir, no presente do indicativo, é escrito com acento agudo na 3. ª pessoa do singular e com acento circunflexo na 3. ª pessoa do plural: ele convém, eles convêm.
Convêm, com acento circunflexo, indica a 3. ª pessoa do plural. Convir significa ser conveniente, proveitoso, adequado ou apropriado, bem como ser necessário ou melhor. Indica ainda o ato de estar de acordo e de ficar bem, condizendo com outro.
Significado de Convinha Convinha vem do verbo convir. O mesmo que: concordava, condizia, interessava, servia, quadrava, calhava, cumpria.
Muitos falantes fazem confusão entre estas duas palavras, utilizando a forma no infinitivo impessoal convir em vez da forma no futuro do subjuntivo convier. O verbo convir é conjugado como o verbo vir. Assim, devemos dizer quando ele vier e quando lhe convier. Quando lhe convir está errado.
As duas formas são corretas. Convier é uma forma do futuro do conjuntivo do verbo convir: - Se lhe convier, iniciaremos o projeto hoje. Convir é o infinitivo do mesmo verbo: - No caso de lhe convir, iniciaremos o projeto hoje.
Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural. Na Língua Portuguesa, podemos escrever o verbo TER, no presente do indicativo, COM ou SEM o acento circunflexo, mas em situações distintas.
Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Esse mesmo fato ocorre também com o verbo “vir”: Eles vêm da casa da avó.
Na 3ª pessoa do singular, não há acento gráfico; na 3ª pessoa do plural, terminam em –ÊM. Esse acento circunflexo para distinguir o plural do singular foi mantido, segundo o novo acordo ortográfico: Ele tem – eles têm; Ele vem – eles vêm.
Verbo Irregular! Nos verbos irregulares as terminações não estão destacadas, uma vez que variam de acordo com cada verbo....
"Tive" encontra-se no pretérito perfeito simples do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e exprime uma acção que se localiza em certo momento do passado; "tinha" encontra-se no pretérito imperfeito do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e refere-se a um facto passado, mas não concluído, ...
Tiveram é uma forma verbal do verbo ter, nomeadamente a terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo e a terceira pessoa do plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo. Lutaram e trabalharam muito, tiveram um espírito e caráter incríveis.