Na realidade temos uma função conjunta do sistema nervoso,porém,a medula espinhal é a grande responsável por esse estimulo rápido. Ela atua como uma estação retransmissora para o encéfalo, e nela possuimos os nervos sensitimos e motores no qual dão agilidade no processo do reflexo.
Quando ocorre alongamento da fibra muscular, o fuso envia sinais sensitivos à medula espinal e a resposta é uma contração deste mesmo músculo para evitar a ruptura de suas fibras, gerando uma resposta protetora.
O arco reflexo é a resposta imediata à excitação de um nervo, sem a vontade ou consciência do animal, ou seja, é um estímulo que não chega até o encéfalo, ele recebe resposta na medula.
O caminho percorrido pelo impulso nervoso, que levou à execução do movimento, é o arco reflexo. Nos invertebrados, há arcos reflexos simples, envolvendo apenas um neurônio. Entretanto, entre os vertebrados, os arcos reflexos incluem pelo menos dois neurônios. No arco reflexo simples, o impulso percorre dois neurônios.
Arco Reflexo
A via que um reflexo segue (arco reflexo) não envolve diretamente o cérebro. A via é composta pelo nervo sensitivo até a medula espinhal, as conexões nervosas na medula espinhal e os nervos motores atrás do músculo. O médico testa os reflexos para determinar se todas as partes nessa via estão funcionando.