EQST

Quais So As Caractersticas Da Literatura Catequtica?

Quais são as características da literatura catequética?

As principais caraterísticas da literatura de catequese são: Literatura de caráter documental e religioso; Crônicas históricas, de viagens, teatro pedagógico e poesia didática; ... Temas cotidianos e religiosos pautados na fundamentação religiosa cristã.

Quais são as principais características da literatura de informação?

Características da Literatura Informativa Estilo descritivo, com intenção de suprir as necessidades dos europeus que se encontravam além-mar. Louvor e exaltação extrema a terra recém-descoberta. Destaque para as belezas naturais e riquezas presentes na terra.

Qual o principal objetivo da literatura jesuítica?

A principal preocupação dos jesuítas era o trabalho de catequese, objetivo que determinou toda a sua produção literária, tanto na poesia como no teatro.

Qual o objetivo da literatura informativa?

A literatura informativa, também chamada de literatura dos viajantes ou dos cronistas, consiste em relatórios, documentos e cartas que empenham-se em levantar a fauna, flora e habitantes da nova terra, com o objetivo principal de encontrar riquezas, daí o fato de ser uma literatura meramente descritiva e de pouco valor ...

Quais os principais representantes da literatura jesuítica?

Entre os mais importantes autores de literatura jesuítica naquele período estão Fernão Cardim, que era um missionário e Manuel da Nóbrega, sacerdote jesuíta. O padre José de Anchieta, por seu grande contato com a população indígena, ficou conhecido como o grande piahy, o supremo pajé branco.

Qual o gênero dramático utilizado pelos jesuítas?

Além dos autos, outros "estilos teatrais" introduzidos pelos Jesuítas foram o presépio, que passou a ser incorporado nas festas folclóricas, e os pastoris.

O que é um texto dramático exemplos?

O Gênero Dramático (ou Teatral) faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico. No entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a palavra “drama” significa “ação”.

O que foi o teatro jesuíta?

O teatro jesuítico, especificamente o Teatro Anchietano, era utilizado como forma de ensinar aos índios, e também aos alunos do colégio, a cultura e religiosidade portuguesa do século XVI, transformando-se desta forma em um amplo instrumento pedagógico jesuítico.

O que os jesuítas ensinavam através do teatro no Brasil?

O teatro em terras brasileiras nasce em meados do século XVI como instrumento de catequese dos Jesuítas vindos de Coimbra como missionários. Era um teatro, portanto, com função religiosa e objetivos claros: evangelizar os índios e apaziguar os conflitos existentes entre eles e os colonos portugueses e espanhóis.

Como era o teatro de catequização?

Uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. ... Esse teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram encenadas em praças, ruas, colégios entre outros.

Qual o objetivo do teatro no Brasil?

A história do teatro no Brasil surgiu no século XVI, quando o Brasil se tornou colônia de Portugal, tendo como objetivo catequizar os índios. ... Dessa forma, a teatralização teve início como instrumento pedagógico, sendo, o principal objetivo, educar religiosamente os índios.

Qual a influência do teatro na colonização do Brasil?

Nos primeiros anos da colonização, os padres da chamada Companhia de Jesus (Jesuítas), que vieram para o Brasil, tinham como principal objetivo a catequese dos índios. ... Com a catequese, o teatro acabou se tornando matéria obrigatória para os estudantes da área de Humanas, nos colégios da Companhia de Jesus.

Qual a principal característica do teatro brasileiro?

Essa forma de arte, fundamentada na performance, é realizada por um ator ou um conjunto de atores em um palco ou algo semelhante, em que é interpretada uma história ficcional ou não, com o auxílio de técnicos e auxiliares, sob a orientação de um diretor que encena a obra escrita por um dramaturgo.

Quando o teatro se desenvolveu de forma mais intensa?

Resposta: No Brasil, o teatro surgiu no século XVI através das composições teatrais escritas pelos padres Jesuítas nas ações de divulgação da fé religiosa entre os índios. Foi só a partir do século XIX com a chegada da corte portuguesa no Brasil que a arte de representar começou a se desenvolver de forma mais intensa.

O que é o teatro hoje em dia?

Resposta. Explicação: O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. ... Nos dias de hoje, o teatro não para de mudar, fazendo com que a cada dia se torne mais importante para a população.

Que fatores levaram o teatro a ser como o conhecemos hoje?

Resposta. O teatro o qual nós conhecemos hoje, surgiu na Grécia Antiga, no século IV a.C. No theatron, local onde se realizava as apresentações, eram celebradas cerimônias religiosas em honra a Dionísio, deus grego do vinho.

Qual a diferença entre o teatro antigo e o de hoje?

Resposta. O teatro grego não era apenas uma narração dramática, era um rito religioso em honra a Dionísio. Os teatros eram auditórios ao ar livre. ... O teatro moderno é um mix de movimentos como o naturalismo, o expressionismo, o surrealismo, o Teatro do Absurdo e outras correntes dramatúrgicas e cênicas de nosso tempo.

Qual a importância do teatro hoje em dia?

A importância do teatro é sentida de diversas formas na vida de uma pessoa, de modo que ela passa a ter uma visão mais ampla da sociedade, adquirindo respeito, cidadania e um posicionamento mais aberto à diversidade. ... E o teatro pode ajudar a disseminar um pensamento de maior amor e respeito entre as pessoas.

Qual a importância do teatro na vida das pessoas?

O teatro na formação humana Ao interpretar, crianças desenvolvem a capacidade de falar em público e cativar espectadores. A arte de interpretar dá vida à inteligência comunicativa e interpessoal. Pode também ajudar os tímidos a saírem do desconforto.

Qual é a importância do teatro político atualmente?

O teatro é estético, é ético e político”. ... “Teatro político não é fazer política na cena, mas compreender em que medida ainda é possível se posicionar e elaborar experiência social nessa cena”, afirma. Ele faz também uma reflexão sobre a importância da relação com o público. “Há um debate sendo proposto pelo espetáculo.

Porque o teatro é mais importante?

teatro é importante para a formação do ser humano, porque é através dele que o homem se conhece. No teatro observamos os outros, temos um contato com os outros e a partir deste contato conhecemos a nós mesmos.

Como o teatro pode contribuir para o nosso desenvolvimento profissional?

Aumento de autoestima A pessoa que estuda teatro desenvolve sua autoestima e percebe que tem capacidade para ir além. Consequentemente, sua autoconfiança se sobressai e adquire-se um maior poder de decisão e uma postura mais positiva diante de situações da vida diária.

Qual a importância do ator para a sociedade?

O ator passa a existir juntamente com o teatro, pois o ato estético coletivo de origem grega, tem seu alicerce no binômio Ator-Espectador. Sem o ator em cena diante de um público não há teatro. ... A impostação de voz do ator grego era de extrema importância, pelo uso da máscara e pelo local aberto das apresentações.

Qual a importância do teatro na rua?

Por seu caráter de acessibilidade e provocação o Teatro de Rua desencadeia uma constante quebra da rotina, tanto para o público receptor, como para os artistas que o executam. Buscar na fruição democrática do lazer o sentido público do teatro, assim como sua responsabilidade social.