Um corpo negro absorve todas as cores e não reflete nenhuma delas. Vemos então que o branco é a combinação entre a reflexão de todas as cores, enquanto o preto é a ausência dessa reflexão, isso porque ele apenas absorve a luz.
A cor dos objetos Se incidirmos luz branca sobre um objeto opaco, parte da luz é absorvida e outra parte será refletida. A cor de um objeto resulta da cor da luz que este consegue refletir. ... Portanto, quando vemos um objeto branco é porque, na verdade, ele reflete toda a luz que incide sobre ele.
Quando um objeto é iluminado pela luz branca, ele absorve um pouco dessa luz e reflete outra parte. No caso das folhas, todas as outras cores são absorvidas e apenas o verde é refletido.
Resposta. Os objetos que não possuem luz própria – objetos iluminados – são vistos porque refletem difusamente a luz que neles incide. ... Assim, podemos afirmar que as cores com que vemos os objetos correspondem às cores da luz refletida por eles.
Consideremos que um objeto iluminado com luz branca absorva todos os seus componentes, com exceção da vermelha. Portanto, esse objeto reflete, difusamente, somente a luz vermelha e, então, para nós, esse objeto é vermelho. Se ele refletisse somente a luz azul, nós o enxergaríamos azul.
A luz branca entra no interior dessas gotículas e sofre refração, em seguida, sofre uma reflexão interna total, sendo, por fim, refratada novamente para o ar.
Verificado por especialistas. Quando a luz branca atravessa um prisma óptico de vidro transparente ela decompõe-se, tornando evidente o espectro de cores que se une para formá-la. Esse fenômeno descrito é conhecido como dispersão. Nesse fenômeno a luz sofre refração ao ser transmitida através do prisma.
Quando a luz branca o atravessa, cada cor componente irá sofrer um desvio diferente, pois cada cor tem um índice de refração diferente. Esse fenômeno é conhecido como dispersão luminosa. A seguir temos uma tabela que mostra o índice de refração do vidro para algumas cores. Violeta.
Vimos também que quando a luz incide sobre uma das faces de um prisma, sofrerá duas refrações. Sendo assim, quando uma luz policromática (duas ou mais cores) incide sobre um prisma ocorre o fenômeno que conhecemos como dispersão da luz, ou seja, ocorre o fenômeno idêntico ao que forma o arco-íris.