crossorigin="anonymous">
Sugestões que podem ajudar a reduzir o inchaço e aliviar os sintomas:
Edema periférico é o nome que se dá ao inchaço das pernas, pé e tornozelo em decorrência da acumulação de líquidos. Este problema pode surgir como um processo natural do envelhecimento ou, ainda, como resultado de uma série de possíveis doenças.
Pés e tornozelos inchados: 10 principais causas e o que fazer
No caso da cirrose, o edema de membros inferiores ocorre por hipoproteinemia (insuficiência hepática diminui a síntese de albumina); - obstrução ou trombose nas vias (diminuição do retorno venoso); - dilatação arteriolar no calor (reversível).
A grande perda de proteína através da urina provoca uma redução na concentração de albumina no sangue (hipoalbuminemia). Quando esse volume é anormal, o organismo passa a reter sal e líquidos, que se acumulam sob a pele, causando o incômodo inchaço.
Uma das causas de hiperproteinemia são as desidratações e os processos inflamatórios, sendo que na desidratação ocorre um aumento proporcional de todas as proteínas plasmáticas, porém nos processos inflamatórios, ocorre hiperglobulinemia, associada à estimulação da síntese das globulinas nos hepatócitos no fígado.
Os valores de referência para pessoas com idade igual ou acima de 3 anos são: Proteínas totais: 6 a 8 g/dL. Albumina: 3 a 5 g/dL. Globulina: entre 2 e 4 g/dL.