As principais escolas filosóficas do Período Helenístico foram o cinismo, o ceticismo, o epicurismo e o estoicismo. Todas procuravam, basicamente, estabelecer um conjunto de preceitos racionais para dirigir a vida de cada um e, através da ausência do sofrimento, chegar à felicidade e ao bem-estar.
Resumo sobre o período cosmológico e as escolas filosóficas jônica, pitagórica e eleática. ... Os eleátas procuram decifrar a origem da natureza e as leis que a regem. Sua preocupação é também cosmológica e, com suas respostas, acabam inaugurando o método idealista na Filosofia.
Escolas helenísticas
As escolas pré-socráticas
Índice
Os pré-socráticos eram estudiosos da physis (a natureza), aquilo que é natural, que ia em contraposição ao sobrenaturalismo vigente. ... Água, Ápeiron e Arithmós. O primeiro filósofo foi Tales de Mileto.
Principais Escolas Pré-Socráticas
Confira abaixo uma lista dos principais filósofos do período pré-socrático.
O principal objetivo de Sócrates foi provar que toda reflexão tem o significado de conhecimento da verdade, já que o mesmo entendia que o homem era composto por espírito e corpo e que o ser humano deveria voltar-se si mesmo para adquirir autoconhecimento.
Tales de Mileto,Anaximandro de Mileto,Anaxímenes de Mileto,Heráclito de Éfeso,Pitágoras de Samos,Xenófanes de Cólofon,Parmênides de Eléia,Zenão de Eléia.
A natureza, objeto de estudo daqueles pensadores, era chamada pelos gregos de physis, e o princípio de tudo era chamado de arché. Os pré-socráticos que convencionaram não haver um único elemento gerador de tudo, mas vários, foram chamados de pluralistas.
Os primeiro filósofos, conhecidos também, como pré-socráticos. Investigaram os fenômenos da natureza e buscaram o princípio de todas as coisas, bem como seus nexos causais. Ou seja, eles queriam entender a relação que existia entre causa e efeito de tudo.
Os primeiros filósofos, como buscavam as suas respostas na natureza e também viam por meio desta as explicações sobre a origem, as transformações e a ordem de todas as coisas que ocorriam, se perguntavam como tais transformações poderiam ocorrer, buscavam entender qual era o início de todas as coisas.
O objeto de estudos dos primeiros filósofos foi demonstrar a origem de todas as coisas de maneira racional. Assim sendo, pode - se ver que os primeiros filósofos recorriam aos elementos básicos da natureza para explicar a origem das coisas.
Os primeiros filósofos gregos se faziam perguntas da origem de todas coisas, com isso, investigavam o que poderia ter gerado todas as coisas. Nesse sentido, era comum ver filósofos relacionar essas ações a elementos da natureza, como : terra,água, fogo e ar.
Um filósofo é alguém com muita sabedoria, muito estudo, que tem uma grande bagagem de conhecimento. Existem muitos filósofos que usamos hoje em dia como exemplo para a vida. ... falava muito sobre nunca cansar de estudar, de ir sempre em busca do saber, de nunca se acomodar e não aceitar respostas prontas.