A prolina (cuja abreviação é Pro ou P), é um dos vinte aminoácidos codificados pelo DNA e constituintes das proteínas. ... É o único aminoácido proteogénico que possui uma cadeia lateral cíclica: o azoto do grupo amina está ligado a dois grupos alquilo, fazendo desta uma amina secundária.
A Prolina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. Diferencia-se dos demais aminoácidos devido ao facto de possuir uma estrutura quimicamente coesa e rígida, sendo mesmo o aminoácido mais rígido dos vinte que são codificados geneticamente.
Uma exceção é a prolina, um iminoácido. A cadeia lateral fecha um anel com o grupo a amino. Os aminoácidos podem agir como ácidos e bases. Um zwitterion (predomina em pH próximo do ponto isoelétrico do aminoácido), pode agir tanto como um doador como quanto um aceptor de prótons.
Primeiramente coloque uma pequena porção dos alimentos analisados e cerca de 3 ml de água destilada. Posteriormente, coloque cinco gotas de sulfato de cobre a 0,5% e cinco gotas de hidróxido de sódio. Observe a coloração obtida em cada reação e anote os resultados em uma tabela.
As proteínas são macromoléculas formadas por um ou mais polipeptídeos (polímeros de aminoácidos), os quais estão arranjados de maneira única. Todas elas são formadas por carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre.
As proteínas diferem entre si fundamentalmente na sua sequência de aminoácidos, que é determinada pela sua sequência genética e que geralmente provoca o seu enovelamento numa estrutura tridimensional específica que determina a sua atividade.
As proteínas podem diferir umas das outras nos seguintes aspectos: pela quantidade de aminoácidos da cadeia polipeptídica; ▪ pelos tipos de aminoácido presentes na cadeia; ▪ pela sequência em que os aminoácidos se dispõem na cadeia.
tipos DE PROTEÍNAs Tais aminoácidos podem se agrupar em quatro diferentes estruturas: primária, secundária, terciária e quartenária. A função da proteína também depende dessa estrutura. Além disso, há dois principais tipos de proteínas: vegetal e animal.