Estrutura básica Os cloroplastos podem se apresentar de diversas formas ou tamanhos, entretanto a configuração básica dessas estruturas é composta por uma membrana externa, uma membrana interna, pelo espaço intermembranoso, estroma e pelos tilacóides.
Fase clara ou fotoquímica: Quebra da água e liberação de oxigênio. Esta fase ocorre na membrana dos tilacoides e dela participam um complexo de pigmentos existente nos grana, aceptores de elétrons, moléculas de água e a luz.
Olá. A Fase escura também chamada de Derfase independente de luz. Mas, apesar de receber esses nomes é uma fase da Fotossíntese que depende indiretamente da luz. Assim ocorre, pois, para que o ciclo de Calvin ocorra, o cloroplasto necessita dos produtos liberados ao fim da fase clara da fotossíntese: o ATP e o NADPH.
A fotossíntese é dividida em duas fases, fase clara e escura. A fase clara consiste basicamente na absorção de H20 (água) liberando 02 (Oxigênio). Porém a fase escura é a mais importante, pois é a fase onde ela produz seu próprio alimento (glicose) pela absorção de C02 (Gás carbônico) mantendo sua vida útil.
Fase escura ou química (ou enzimática) Aqui ocorrem as reações químicas que não dependem da luz. Essa fase acontece no estroma dos cloroplastos. Vimos que a fotossíntese produz glicose e oxigênio.
Etapas do ciclo do carbono
As reações químicas que compõem o ciclo de Calvin ocorrem na etapa de fixação do carbono, uma das fases da fotossíntese. Nesse ciclo, o CO2 é reduzido a gliceraldeído 3-fosfato e a ribulose 1,5 bifosfato, aceptor do CO2, é regenerada.