O espectrofotômetro é o equipamento utilizado para determinar os valores de transmitância (luz transmitida) e absorbância (luz absorvida) de uma solução em um ou mais comprimentos de onda. Ele mede a quantidade de fótons (a intensidade da luz) absorvida depois de passar pela amostra.
Deve-se ter especial cuidado em limpar, preparar e manusear a cubeta. Após a lavagem com a solução de limpeza anti-estática, as cubetas devem ser bem enxaguadas várias vezes com água destilada ou desionizada e deixe secar completamente o ar.
Proposta de experimento didático: espectrofotometria de absorção molecular. ... Resumo: A espectrofotometria é uma das técnicas analíticas mais utilizadas para determinações quantitativas de espécies químicas. A técnica baseia'-se na absorção de radiações de determinados comprimentos de onda por moléculas e íons.
Vibração Molecular é a capacidade de vibrar moléculas a uma frequência alta o suficiente para passar através das moléculas de outra coisa, permitindo que o usuário atravesse objetos sólidos. É um poder que pode ser desenvolvido por usuários de Super Velocidade.
Além das informações qualitativas, a análise por FTIR permite a determinação semi-quantitativa de componentes de uma amostra ou mistura. Dependendo da natureza da amostra a ser analisada pode ser uma técnica fácil e rápida, sendo possível também analisar amostras pequenas ou em pequenas quantidades.
A interpretação dos espectros Raman obtidos é feita num primeiro momento pelo perfil do espectro e presença de bandas características principais de grupos funcionais como por exemplo, C=O (1800 a 1650 cm-1), OH (3500 a 3200 cm-1), C–O (1300-1000 cm-1), N-H (3400- 3200 cm-1) C–H alifáticos saturados (3000-2800 cm-1), =C ...
História. A dispersão Raman ou o efeito Raman é a dispersão inelástica dos fótons pela matéria, o que significa que há uma troca de energia e uma mudança na direção da luz. ... A dispersão de Rayleigh geralmente tem uma intensidade na faixa de 0,1% a 0,01% em relação à de uma fonte de radiação.