Qual lustre usar na sala de estar?
As luminárias pendentes se ajustam melhor em ambientes com o pé direito alto. Para usar esse tipo de luminária é preciso ter uma atenção especial ao design dela, já que ela ficará em destaque na sala e, obrigatoriamente, deve se harmonizar com o restante da decoração.
O tamanho ideal do lustre deve ser no máximo a metade do tamanho da mesa. Portanto, se a sua mesa de jantar tiver o tamanho de 1,8m, o lustre deve ter no máximo 90 cm de largura, pois dessa forma a peça vai se destacar no ambiente.
Os lustres redondos, quadrados ou com formas verticais ficam melhores em mesas redondas ou quadradas, enquanto lustres lineares (com peças dispostas em linha) ou retangulares ficam melhores em mesas retangulares.
Lustres para sala de estar e jantar integradas: No caso de ambientes integrados, você precisa posicionar os lustres no centro da sala e o outro na mesa de jantar, porém, de modo que sejam proporcionais e que mantenha o ambiente bem iluminado. Se precisar, complemente com spots e plafons.
Na primeira, há um lustre de cristal com 3 lâmpadas e cúpulas de diferentes tamanhos no formato redondo. Para que fique em sintonia, será preciso que na sala de TV tenha algo que faça uma conexão com o lustre, como por exemplo alguns objetos decorativos do mesmo material.
Ambientes integrados Nas casas e apartamentos com cozinha e salas integradas, invista em uma mesma linguagem visual por meio das luminárias e da temperatura de cor. Por exemplo, se escolher um pendente redondo para iluminar a mesa de jantar, use luminárias embutidas também de formato redondo na cozinha.
O melhor é optar por um pendente com cúpula translúcida que emita luz difusa. As cúpulas de tecido deixam a luz suave e aconchegante, perfeita para receber os amigos na sala de estar ou para jantar.
Dessa forma, siga as regras abaixo para acertar na medida ideal:
lâmpada fluorescente compacta
Então, se você quer ampliar a sua área de estar e recepção para convidados, o pendente poderá estar posicionado acima de uma mesa lateral ou de centro. Se você quiser ampliar a atividade da cozinha ou da sala de jantar, ele estará sobre uma bancada ou mesa para refeições.
Afinal, o pendente deve ajudar a compor a decoração e não roubar toda a atenção. A base dele deve estar sempre a uma distância entre 70 e 90 centímetros do tampo do móvel. Não se esqueça, também, de centralizar a luminária em relação à mesa. Se for utilizar mais de uma peça, é importante seguir a mesma regra.
Leve em consideração o tamanho do seu espaço. As dimensões da luminária devem ser proporcionais ao tamanho da cozinha. Se o ambiente é pequeno, não dá para exagerar no tamanho do acessório.
Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada.
O ideal é que sua luminária esteja posicionada lateralmente e um pouco atrás de você (evitando o ofuscamento). Procure escolher bem a potência da lâmpada que você vai utilizar, evitando muita ou pouca intensidade. Se for possível, escolha uma luminária com dimmer (regulador de intensidade da luz).
Método simples para calcular a quantidade de lâmpadas Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20m² de área, serão necessários de 2000 (100 x 20) a 4000 (200 x 20) lúmens.
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
EXEMPLO: Em uma cozinha de 5m2 preciso de 300 lúmens por m2 (valor da tabela abaixo): 5x300=1500 lúmens. Veja na imagem acima que a lâmpada Bulbo LED 10W tem 80 lúmens por watt, ou seja: 80x10 = 800 lúmens. 1500/800 = 1,875 ~2 lâmpadas.
Configure o seu Kit Completo de Cultivo Indoor com 80x80cm de área e 160cm de altura. Esse kit ocupa apenas 0,64m² de espaço da sua casa e permite plantar de 4 a 6 plantas.