Os principais biomas do mundo são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Campos e Deserto.
Biomas brasileiros
Os principais biomas brasileiros são: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Caatinga e Pantanal. Amazônia: A Floresta Equatorial brasileira ocupa cerca da metade do território do Brasil e está concentrada nas regiões Norte e em parte da região Centro-Oeste. ...
Os biomas brasileiros representam áreas de grande extensão que são constituídas por um complexo conjunto de ecossistemas, apresentando características semelhantes como vegetação, fauna, solo, clima. Essas características variam conforme a localização geográfica dessas regiões.
O Bioma (de bios: clima; e onda: massa ou grupo) é um grande conjunto de ecossistemas interligados. ... Geralmente, os biomas são definidos ou delimitados de acordo com a vegetação principal que os compõe. Por exemplo: o espaço ocupado pelas savanas é denominado como Bioma das Savanas.
Segundo alguns, os cinco tipos mais importantes de biomas são: aquático, desértico, florestal, de vegetação rasteira e tundra (vegetação proveniente do material orgânico que aparece no curto período de degelo das regiões de clima polar).
Normalmente, ao se caracterizar um bioma, destaca-se a sua vegetação, fauna e o clima da região em que ele se encontra. Além disso, o conjunto de biomas do mundo forma a biosfera (camada do planeta que abriga a vida).
Nos BIOMAS terrestres, além das barreiras geográficas, o clima é o fator principal para determinar o padrão de distribuição, porém outros fatores influenciam, como: os diferentes tipos de solo , temperatura , umidade , vento e outros.
Bioma - Conjunto de ecossistemas terrestres com vegetação característica e fisionomia típica, onde predomina um certo tipo de clima. ... O bioma chaparral é caracterizado por uma formação predominantemente arbustiva, associada ao clima ameno, com invernos amenos/frios e verões quentes, e ao regime de fogo periódico.
O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil. É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos.
A flora do Cerrado é bastante diversificada, apresentando plantas com as mais variadas particularidades. Apesar das diferenças, a maioria das espécies apresenta certas características em comum: árvores de pequeno porte, caule retorcido e casca e folhas grossas.
O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.
O bioma Cerrado é encontrado na parte mais central do País, incluindo os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.
O Cerrado é o segundo maior domínio brasileiro, estendendo-se, em sua área core ou nuclear, por um território de 1,5 milhão de km², abrangendo quatro estados do Brasil Central (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), além de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí.
O Cerrado também fornece água, seja pelas suas águas subterrâneas, seja pelas nascentes de diversos rios que contribuem para importantes bacias hidrográficas do país. Muitos são os valores deste bioma e dos serviços ambientais (ou ecossistêmicos) de extrema importância econômica e social por ele prestados.
O clima do Cerrado, segundo a classificação tradicional de Köppen, é Tropical Chuvoso (Aw) (RIBEIRO; WALTER, 1998), mas ao sul, em áreas de clima mais ameno, e nas regiões mais altas da região central, acima de 1.
tropical
O clima do Cerrado é o tropical sazonal, com duas estações bem marcadas: a seca, em geral, entre maio e setembro e a chuvosa, entre os meses de outubro e abril. As temperaturas médias são elevadas e há pouca umidade.
O clima do cerrado tem um inverno seco, a temperatura em média anual é 22-23Cº, as temperaturas podem chegar no máximo a 40°C e no mínimo a aproximadamente 0°C, a precipitação média anual fica entre 1200 e 1800 mm, a período chuvoso é entre a primavera e verão (outubro a março), tem um período de seca entre 3 e 5 meses ...
Resposta. A vegetação do Cerrado é formada, além de alguns tipos de gramíneas, por árvores distantes umas das outras que possuem galhos e troncos retorcidos. A maioria dessas árvores é de médio ou pequeno porte. A diversidade de espécies de fauna e flora é bastante elevada.
O Cerrado brasileiro é considerado o segundo maior bioma do Brasil e também da América do Sul. Ele é conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e também arbustos.
A vegetação que compõe o Cerrado é formada por árvores com troncos tortuosos, arbustos e gramíneas. No Cerrado, são encontrados onze principais tipos de vegetações, os quais apresentam grande variedade de espécies. A vegetação desse bioma é distribuída em três formações: Formações Florestais.
No Brasil, existem duas regiões reconhecidas como hotspots: o Cerrado e a Mata Atlântica.
Lista do Hostpots pelo mundo:
Os hotspots são áreas do planeta com presença de grande biodiversidade e que estão passando por processos destrutivos (ameaças causadas por ação humana). Entre estas, podemos citar, por exemplo, caça ilegal de animais silvestres, desmatamento, ocupação humana em áreas florestais e poluição de rios e do solo.
O Brasil, atualmente, possui duas áreas consideradas como hotspots: o Cerrado e a Mata Atlântica.
Neste novo trabalho o número de áreas caracterizadas como Hotspots — ainda baseadas nos mesmos critérios — passou a ser 25. Atualmente, há 35 locais na Terra que podem ser considerados Hotspots de biodiversidade que representam 2,3% da superfície da Terra.
Portanto, essas áreas não são escolhidas ao acaso. Representam muito na conservação da biodiversidade global. Os 35 hotspots atuais ocupam apenas 2,3% da superfície da Terra e suportam mais da metade das espécies de plantas endêmicas do mundo e quase 43% das espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios endêmicos.