O movimento anarquista surge no seio da Internacional, entre os coletivistas, por obra dos militantes da Aliança da Democracia Socialista que é difundido por diversos países, principalmente na Europa e também através de correspondências em países fora do continente europeu, entre 1868 e 1872.
Que tende a negar qualquer tipo de autoridade. Condição de um povo que deixou de possuir governo. Que se caracteriza pela ausência de organização, controle ou liderança; confusão: a anarquia tomou conta da aula; a anarquia causou sua demissão; esta escola é uma anarquia.
Com efeito, "anarquia" (do grego antigo ἀναρχία, transliterado neolatino anarchia = "anarquia", combina ἀ (a), "não, sem" e ἀρχή transliterado neolatino arkhi = arqui, "autoridade, governo, líder, regulador"). Assim, o termo refere uma pessoa ou sociedade "sem líderes" ou "sem reguladores".
Anarquismo é uma ideologia política que se opõe a todo tipo de hierarquia e dominação, seja ela política, econômica, social ou cultural, como o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo e o patriarcado.
Economia planificada, propriedade coletiva e forte presença da iniciativa privada. Economia de mercado, propriedade coletiva e forte presença da iniciativa estatal. Economia de mercado, propriedade privada e forte presença estatal.
O socialismo tem como características a estatização das empresas privadas, a divisão igualitária dos meios de produção, a extinção das classes sociais fazendo assim com que não haja desigualdades sociais e a satisfação das necessidades básicas das pessoas como, por exemplo, educação, alimentação, saúde, entre outros.
Socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres.