O GLUT4 é expresso no tecido muscular esquelético, cardíaco e adiposo branco e marrom. Tal qual o GLUT2, o GLUT4 apresenta elevado Km, sendo a única isoforma cuja translocação e inserção à membrana plasmática é induzida pela insulina.
Por ação das enzimas amilases e, em seguida, da maltase do suco entérico do intestino, o amido é fragmentado em monossacarídios. Assim, as moléculas de glicose são absorvidas pelas vilosidades do intestino delgado.
Quando o assunto é o diabetes, o pâncreas deve ser sempre mencionado. Ele é o órgão responsável pela fabricação de insulina, um hormônio que garante o controle dos níveis de açúcar no sangue.
A molécula de insulina é formada por 2 cadeias polipeptídicas, formadas, respectivamente, por cadeias de 21 e 30 aminoácidos ligadas por pontes dissulfeto.
A secreção de insulina é estimulada por substratos energéticos metabolizáveis pela célula B pancreática, sendo a glicose o secretagogo mais importante. A glicose é transportada para o interior da célula B por uma proteína integral de membrana, denominada Glut2.
A insulina NPH é feita pela mistura de insulina regular e protamina em proporções exactas com zinco e fenol, no qual um pH-neutro é mantido e cristais se formam. Há versões de insulina humana e insulina de porco.
Insulina é exatamente um hormônio! Ela é produzida pelo pâncreas e é responsável pela captação da glicose do sangue para gerar energia ao nosso organismo. Em resumo, para que a glicose penetre nas células, é preciso que haja insulina circulando pelo sangue, caso contrário, a glicose ficará em níveis elevados.
A insulina permite que os diversos tecidos do corpo absorvam a glicose do sangue, levando, portanto, a uma diminuição da glicemia. Já o glucagon estimula a quebra do glicogênio, armazenado no fígado, em moléculas de glicose, que são liberadas na circulação sanguínea.
No caso do diabetes tipo 1, acredita-se que o sistema imunológico ataca as células do pâncreas, destruindo ou danificando o suficiente a ponto de parar a produção de insulina. Não se sabe exatamente o que desencadeia esse ataque imunológico, mas é possível que esteja relacionado com uma infecção viral.