Soluções verdadeiras: são misturas de duas ou mais substâncias de aspecto uniforme, sendo que suas partículas dispersas apresentam o tamanho menor que 1nm. ... Comumente usa-se o termo solução verdadeira e não somente solução para distinguir as soluções das dispersões coloidais.
*Suspensões: são sistemas heterogêneos, nos quais, mesmo a olho nu, é possível visualizar suas partículas. Alguns exemplos são: areia na água, argila na água, leite de magnésia e calamina.
Em química, define-se concentração de uma solução como a quantidade de soluto presente numa dada quantidade de solução. Essa quantidade pode ser expressa em massa ou volume (esta última apenas para líquidos). ... Em soluções concentradas, o soluto encontra-se em quantidades elevadas.
Resposta: A concentração comum é uma modalidade de concentração de soluções que relaciona a massa do soluto com o volume da solução. ... Assim, esse tipo de concentração é uma das formas de se trabalhar a quantidade ou teor dos componentes de uma solução (mistura formada por um soluto e um solvente).
Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:
Conforme mostrado acima, a concentração de uma solução tem como unidade padrão g/L (gramas por litro), mas ela pode ser expressa em outras unidades de massa e volume, como g/m3, mg/L, kg/mL, etc.
Molalidade (W) é uma das formas de medir a concentração de soluto em solvente, ou seja, o número de mols do soluto presente no solvente. A molalidade, também conhecida como concentração molal ou concentração em quantidade de matéria por massa, é utilizada quando as soluções apresentam temperaturas variantes.
Densidade: relação entre a massa e o volume de qualquer corpo material; Concentração: relação entre a massa do soluto e o volume da solução; Molaridade: relação entre o número de mol do soluto e o volume da solução.
5º EXEMPLO