O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.
Resposta. Teológico, metafísico e positivo.
Para Comte a sociedade, os grupos humanos, as civilizações e os indivíduos em seus psiquismos durante seu desenvolvimento passam por três estágios: 1 - Teológico ou fictício; 2 - Metafísico ou abstrato; 3 - Científico ou positivo.
Auguste Comte apostava no progresso moral e científico da sociedade por meio da ordem social e do desenvolvimento das ciências. O pensador estabeleceu uma espécie de hierarquia das sete grandes ciências: Matemática, Astronomia, Física, Química, Moral, Biologia e Sociologia, sendo essas duas últimas superiores.
É o predomínio da Ciência e do método empírico(prático), sobre os devaneios metafísicos da religião. É a conexão entre teoria e experiência ,baseada no conhecimento das ações repetitivas dos fenômenos e na antecipação científica.
A fórmula sagrada do positivismo, exposta por Comte em seu "Catecismo Positivista" (1852), é a seguinte: "O Amor por princípio, a Ordem por base, e o Progresso por fim". Resumidamente: Amor, Ordem e Progresso. O positivismo obteve larga influência no Brasil.
Nossa carta de princípios reza “Ordem e Progresso”, nesta ordem, o lema positivista de Auguste Comte gravado em nossa bandeira. “Ordem é a precondição para todo progresso“. ... “Ordem e progresso são incompatíveis”, argumenta Semler.
“O amor por princípio e a ordem por base. O progresso por fim”. Essa é a origem do “ordem e progresso”. A ordem seria a ideia positivista de manter tudo aquilo que é bom, que funciona, que é correto.
“O progresso é o desenvolvimento da ordem”. Duas das máximas mais importantes de Augusto Comte, filósofo francês, nascido no ano de 1798, demonstram claramente algumas das idéias básicas da doutrina positivista, e sua influência na construção do Brasil Republicano.
A origem da frase vem de uma corrente filosófica popular na época, chamada positivismo. Ao auxiliar no processo da proclamação, acabou por ser homenageada na bandeira brasileira. O lema “Ordem e Progresso” foi uma adaptação da frase: “O Amor por princípio e a Ordem por base.