Segundo o jornal LA Times, descubra como ingerir uma colher de mel por dia pode beneficiar a sua saúde:
Sua composição garante diversos benefícios para a saúde por ser rico em vitaminas (do complexo B, C, D e E) e em minerais, tais como o potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto e o cobre. O mel contém em média 20% de água e 80% de açúcar (glicose e frutose).
Saiba quais são eles: Como todo alimento ingerido em excesso faz mal a saúde, com o mel não é diferente. O mel em excesso pode aumentar o nível de açúcar no sangue, fazendo com que ocorra o sobrepeso, e futuramente uma diabetes. Outro malefício do mel, é que em crianças pode causar botulismo infantil.
O mel de melato de bracatinga é classificado como de característica única, não cristaliza e é de cor escura. Para o consumo humano, além de excelente qualidade nutricional é rico em ácidos com propriedades de ação anti-inflamatória e antioxidante.
“O mais indicado é o mel da florada de flores do campo, pois este não altera o sabor do alimento e garante os benefícios para a saúde, além de manter um sabor delicioso”, destaca.
Não existem diferenças significativas nutricionais, o que muda é o sabor e aroma que nos méis escuros apresentam paladar e aroma mais fortes, são ligeiramente mais nutritivos em sais minerais. Os méis claros apresentam paladar suave, aroma delicado ideal para ser consumido a mesa diariamente.
O loiro mel é uma nuance dourada, mais fechada do que os tons habituais de loiro. Apesar de ser uma cor com fundo dourado e quente, você pode ficar despreocupada sobre a aparência amarelada, tão temida por muitas mulheres. A cor dá uma iluminada nos fios com luzes douradas em um visual super natural.
Se ele começar a cristalizar, é mel puro mesmo. – teste do fósforo – mergulhe a ponta de um palito de fósforo no mel a ser testado, e depois o risque. Se o fósforo acender, é mel puro. O mel processado não acende por conta da umidade que ele contém.
Por isso, algumas dicas e cuidados são importantes, veja quais:
O que é mel centrifugado? ... É usado um equipamento que recebe os quadros de mel já desoperculados (sem abelha) e, por meio de movimento de rotação em torno de seu próprio eixo (força centrífuga), retira o mel dos alvéolos.
Teste do iodo Basta colocar, em um recipiente, uma colher de produto e uma colher de água, acrescentar três gotas de tintura de iodo a 2% e misturar. O mel puro vai sofrer uma leve variação de cor, enquanto o adulterado vai apresentar uma forte mudança de coloração.
dois anos
Quando o mel estraga, geralmente ele fermenta (culpa do aumento de umidade, por deixar o frasco aberto), isto é, azeda. Como reconhecer a fermentação: o produto fica com um cheiro azedo, semelhante ao de cerveja, muito ácido e ocorre a formação superficial de espuma.
A velocidade com que isso acontece depende da temperatura (ideal de 28/30 graus) do mel, e do teor da umidade do mel, (que deveria estar entre 18 a 20 %) então, lentamente afloram pequenas bolhas de ar (partículas de ar que se unem) e que se ligam à partículas estranhas (pôr densidade diferente) formando na superfície ...