Regra de Sarrus
1º passo: calcular o determinante da matriz de coeficientes. 2º passo: calcular Dx substituindo os coeficientes da primeira coluna pelos termos independentes. 3º passo: calcular Dy substituindo os coeficientes da segunda coluna pelos termos independentes. 4º passo: calcular o valor das incógnitas pela regra de Cramer.
O Teorema de Laplace é um método para calcular o determinante de matrizes quadradas de ordem n. Normalmente, é utilizado quando as matrizes são de ordem igual ou superior a 4. Esse método foi desenvolvido pelo matemático e físico Pierre-Simon Laplace (1749-1827).
Ficou conhecida, portanto, como Regra de Sarrus. ... Essa regra diz que para encontrar o valor numérico de um determinante de ordem 3, basta repetir as duas primeiras colunas à direita do determinante e mutiplicar os elementos do determinante da seguinte forma: Não pare agora...
O determinante de uma matriz é igual ao determinante de sua transposta. ... Se os elementos acima ou abaixo da diagonal principal forem iguais a zero, então o determinante da matriz será o produto dos elementos da diagonal principal. Exemplo: Propriedade 9.
Existem várias técnicas utilizadas para calcular o determinante de uma matriz, entre elas estão: Regra de Sarrus, Teorema de Laplace, Teorema de Jacobi, Teorema de Binet e a Regra de Chió. Mas todas essas técnicas podem ser facilitadas se aplicarmos as propriedades dos determinantes.
A. Uma matriz é simétrica, se, e somente se, ela seja igual a sua transposta: A = At. Uma matriz é antissimétrica, se, e somente se, ela seja igual a oposta da sua transposta: A = -At. Uma matriz quadrada é ortogonal, se, e somente se, a sua transposta seja igual a sua inversa: At = A-1.
Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo de colunas. ... A matriz A é uma matriz quadrada, pois o número de linha é igual a 4 e o número de colunas também é igual a 4, podendo ser chamada de matriz de ordem quatro.