EQST

O Que A Fasciola?

O que é a fasciola?

Fasciolíase é uma infecção causada pelo trematódeo Fasciola hepatica, que é adquirido com a ingestão de agrião contaminado ou outras plantas aquáticas. Trematódeos são parasitas achatados que infectam várias partes do corpo (p. ex., vasos sanguíneos, trato gastrintestinal, pulmões, fígado) dependendo da espécie.

O que é Fasciolíase?

Fasciolíase é uma infecção causada pelo trematódeo Fasciola hepatica, que é adquirido com a ingestão de agrião contaminado ou outras plantas aquáticas.

Como ocorre a transmissão da fasciolose?

No ser humano, a transmissão da fasciolose está diretamente relacionada à ecologia dos caramujos (hospedeiros intermediários) e à ingestão de água e verduras contaminadas com as formas larvais do parasita (metacercárias) (Neves, 2003; Acha e Szyfres,1986).

Qual forma evolutiva é responsável pela infecção do ser humano por Schistosoma mansoni?

Para que haja transmissão é necessário um indivíduo infectado liberando ovos de Schistosoma mansoni por meio das fezes, a presença de caramujos de água doce e o contato da pessoa com essa água contaminada. Quando uma pessoa entra em contato com essa água contaminada, as larvas penetram na pele e ela adquire a infecção.

Como matar a Schistosoma?

O tratamento da esquistossomose é feito com antiparasitários (praziquantel ou oxamniquina). Os medicamentos são capazes de matar o parasita dentro de um a dois dias em média.

Qual a forma evolutiva da esquistossomose?

No ciclo evolutivo do S. mansoni, existem as seguintes formas evolutivas: verme adulto (macho e fêmea), ovo, miracídio, esporocistos, cercaria e esquistossômulo. Tem a forma oval, não é operculado, com um espinho lateral que o caracteriza facilmente. Mede 150 microns de comprimento por 65 microns de largura.

Quais são as formas de manifestação da Esquistossomose?

A doença tem uma fase aguda e outra crônica. Na fase aguda, pode apresentar manifestações clínicas como coceiras e dermatites, febre, inapetência, tosse, diarreia, enjoos, vômitos e emagrecimento.

Quais as formas de vida do Schistosoma mansoni e em qual hospedeiro se desenvolvem?

O parasito S. mansoni tem um ciclo de vida complexo que envolve um hospedeiro intermediário, o molusco aquático do gênero Biomphalaria, e um hospedeiro definitivo vertebrado (homem, podendo parasitar outros mamíferos).

Qual é o transmissor da esquistossomose?

A esquistossomose é uma doença causada pelo Schistosoma mansoni, parasita que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos, como B. glabrata,como hospedeiros intermediários para desenvolver seu ciclo evolutivo.

Qual o nome da larva que infecta as pessoas?

Estas larvas (cercárias) entram no corpo das pessoas pela pele, quando elas tomam banho, lavam roupa ou simplesmente entrar na água.

Qual é o agente causador da ancilostomose?

O que é a ancilostomíase? Ancilostomíase, ancilostomose, amarelão ou doença do Jeca Tatu é o nome dado a uma doença provocada por vermes nematódeos das espécies Necator americanus e Ancylostoma duodenale. Esses vermes se desenvolvem no nosso intestino delgado, onde se alimentam e se reproduzem.

Quais são os sintomas da doença do caramujo?

Na fase aguda, o paciente infectado por esquistossomose pode apresentar diversos sintomas, como febre, dor de cabeça, calafrios, suores, fraqueza, falta de apetite, dor muscular, tosse e diarreia. Em alguns casos, o fígado e o baço podem inflamar e aumentar de tamanho.

Como tratar a doença do caramujo?

O tratamento geralmente é feito com remédios antiparasitários como Praziquantel ou Oxamniquina durante 1 ou 2 dias, que matam e eliminam o parasita.

Porque não pode jogar sal no caramujo?

Um animal sem predador natural, que libera de 200 a 500 ovos de uma só vez e transmite doenças. “É importante jogar o sal apenas depois de colocar o caramujo no saco porque, instintivamente, o animal libera de 200 a 500 ovos quando em contato com o sal. ...

O que acontece se eu pisar em uma lesma?

É chamada de angiostrongilose e pode ter formas físicas e neurológicas. As primeiras podem causas dores como se fossem de apendicite, dores musculares, dor de cabeça e na nuca. Já as neurológicas podem causar paralisia facial e em outras regiões. Em ambos os casos, foram registrados poucos casos de morte.