Os vietnamitas, liderados pelo grupo Vietminh de Ho Chi Minh, tinham como objetivo por fim ao domínio colonial dos franceses na região. A Guerra da Indochina marcou a independência de Laos, Camboja e Vietnã. Esse último foi dividido em duas entidades distintas: Vietnã do Norte e Vietnã do Sul.
Turismo na Indochina. Os países do Vietnã, Camboja e Laos são coletivamente conhecidos como Indochina. Descubra esta intrigante e rica região no Sudeste Asiático!
Indochina ou Península Indochinesa é uma região do Sudeste Asiático situada entre o leste da Índia e o sul da China. Inclui Vietnã, Laos, Camboja e, às vezes, Tailândia e Myanmar (antiga Birmânia).
Indochina Francesa
Tem mais depois da publicidade ;) A Indochina Francesa era uma colônia da França formada por Laos, Camboja, três reinos vietnamitas (Tonquim, Annam e Conchinchina) e um protetorado cedido pelos chineses, chamado Guangzhouwan. Essa região havia sido gradativamente ocupada pelos franceses no período entre 1862 e 1893.
Como começou a Guerra no Vietnã? A Guerra do Vietnã é consequência direta da Guerra da Indochina. Durante esse conflito, que aconteceu entre 1946 e 1954, vietnamitas (em geral, comunistas) lutaram contra o domínio colonial francês na Indochina Francesa – colônia da França que agrupava Vietnã, Laos e Camboja.
Devido a esse acontecimento, crescia internamente no Vietnã os movimentos de emancipação, e surgia então a Liga Revolucionária para a Independência do Vietnã, movimento de caráter comunista que ficou conhecido como Vietminh. O principal objetivo do Vietminh era garantir a expulsão dos japoneses na região.
Em 21 de julho de 1954, a França e a então República Democrática do Vietnã assinam um acordo de cessar-fogo, dividindo o país asiático em dois: o norte comunista e um frágil Estado pró-ocidente ao sul.
A sua independência terminou na segunda metade do século XIX, quando o país foi colonizado pela França (ver Indochina francesa). Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o Japão ocupou o Vietname, embora mantendo a máquina administrativa colonial francesa durante a ocupação.
A mudança na postura dos Estados Unidos deu-se por causa da insatisfação com a incapacidade do governo sul-vietnamita de combater as tropas comunistas. A participação efetiva dos Estados Unidos no conflito ocorreu após o Incidente do Golfo de Tonquim, em agosto de 1964.
Os Estados Unidos perderam seu status de protetor da liberdade com tantas notícias de atrocidades causadas aos civis do Vietnã. Além disso, as forças armadas registraram mais de 700.
Resposta. A Guerra do Vietnã, e a divisão nacional prolongada entre apoiadores e opositores da guerra, foram sem dúvida os fatores mais importantes que contribuíram para o surgimento do movimento da contracultura nos EUA.
A “virada” que culminou com a derrota americana na Guerra do Vietnã (1954-1975) começou com uma série de ataques dos inimigos comunistas em 1968. É o episódio conhecido como “Ofensiva do Tet”. ... A idéia da invasão militar comunista era lutar para “libertar” o povo do Sul da “opressão capitalista”.
Essa guerra se tornou símbolo da Guerra Fria, pois a região norte do país era influenciada pelo comunismo, e a do sul, pelo capitalismo. Os Estados Unidos enviaram tropas para o Vietnã, porém foram derrotadas pelos guerrilheiros do norte. O país asiático foi unificado em 1976.
Resposta. fizeram parte da política de contençãoestadunidense para a doutrina socialista proveniente da URSS.. Os EUA chegaram a entrar em guerra para não permitir que governos socialistas se instaurassem naqueles países. ... E foi o caso da Guerra da Coreia e a Guerra do Vietnam.
A Guerra do Vietnã, ocorrida entre 1955 e 1975, foi um conflito entre Estados Unidos e o Vietnã do Norte, este último, apoiado pela União Soviética.
Significado de Vietcongue substantivo masculino e feminino Designação dada pelos sul-vietnamitas aos membros da Frente Nacional de Libertação, ligada ao governo do Vietnã do Norte.
A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em 1975. As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja. Com isso os bombardeios resultaram em um milhão de mortos e o dobro de mutilados pelas queimaduras provocadas pelas bombas.
O Vietnã do Norte venceu a Guerra do Vietnã devido ao despreparo militar dos Estados Unidos.
Resposta. Resposta: Em 27 de janeiro de 1973, representantes do Vietnã do Norte e do Sul, bem como dos Estados Unidos, assinaram em Paris um difícil acordo que pôs fim à guerra do Vietnã. O presidente americano Richard Nixon propôs um cessar-fogo com as tropas norte-vietnamitas.
A Guerra da Coreia foi um conflito armado entre Coreia do Sul e Coreia do Norte. Ocorreu entre os anos de 1950 e 1953. Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo) e União Soviética (socialismo). ... Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias.
Desfecho da Guerra do Vietnã Depois que as tropas norte-americanas saíram do Vietnã, a situação dos sul-vietnamitas ficou desesperadora, e eles foram derrotados rapidamente. Em 1975, Saigon, capital do Vietnã do Sul, foi conquistada, e a guerra encerra-se com a unificação do Vietnã sob o comando do governo comunista.
Resposta:A vitória das tropas do Parlamento, a execução do rei Carlos I e a proclamação da República Puritana (Commonwealth). O desfecho da Guerra Civil Inglesa, que durou de 1642 a 1649 foi uma retumbante vitória dos revolucionários.
1 de novembro de 1955 – 30 de abril de 1975
oito anos
O Vietnã, juntamente de Camboja e Laos, formou durante décadas a Indochina Francesa e, após a Segunda Guerra Mundial, viu o poder colonial francês ser enfraquecido. O resultado desse conflito foi a consolidação do fim do poder francês na região com a independência de Vietnã, Laos e Camboja.