Durante a contação de histórias, a criança exercita a fantasia e a imaginação. Ela também adquire intimidade com a leitura, fluência e a habilidade de produzir textos e redações. Por isso, outro benefício indiscutível das histórias é o despertar das crianças para a prática da leitura.
Para contar histórias é necessário exercitar uma voz flutuante, teatralizada, que muda de tom durante a exposição. É preciso produzir gestos e reações capazes de expressar o que as informações lógicas não conseguem. Muitos pais e professores são dotados de grande cultura acadêmica, mas são engessados, rígidos, formais.
São frases que as crianças reconhecem como o final da história....Entre as formas mais tradicionais de fechamento estão:
A música também é um instrumento poderoso para contar histórias! Elas podem estar nas letras das músicas, nos videoclipes, nos conceitos dos álbuns, nas campanhas promocionais… Sem contar, é claro, que muitas músicas nascem de histórias, sejam elas reais ou fictícias.
O cinema nunca foi "totalmente" mudo. Só não havia um método eficiente de sincronizar o som à imagem, mas som, sempre teve. É quase que instintivo, natural, do homem associar som à imagens e vice-versa. ... O mesmo ocorreu no cinema, desde sua criação pelos irmãos Lumière em 1895.
A música também está relacionada ao processo educativo, pois contribui para a ativação da memória e do raciocínio lógico. Ela desenvolve algumas áreas do cérebro de formas que nenhuma outra linguagem é capaz, tornando-as mais poderosas. Além disso, também auxilia no aprendizado matemático e na percepção espacial.
“A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”, comenta o professor de Música ...
A música em suas inúmeras formas quando utilizada em sala de aula, desenvolve diferentes habilidades como: o raciocínio, a criatividade, promove a autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética, além de desenvolver a linguagem oral, a afetividade, a percepção corporal e também promover a socialização.
“A música na Educação Infantil auxilia no desenvolvimento psicomotor, contribui no processo de socialização e aproxima a criança da arte.” (GILIOLI, 2008, p. 6). Jean Piaget nasceu na Suíça em 1896 se formou em Biologia, porém se interessou em pesquisar como se dá o conhecimento no ser humano, especialmente na criança.